Somos Todos Curadores: Congresso reúne importantes nomes da Medicina Integrativa e Terapias Complementares em Conquista

Dentre os palestrantes confirmados estão o médico Áureo Augusto Caribe e o psicoterapeuta holístico Colin Spenley

Entre os dias 11 e 13 de outubro, o Colégio Modelo em Vitória da Conquista (BA) sedia o I Congresso do Sudoeste Baiano de Medicina, Terapias Integrativas e Complementares (MEDIC).

A programação conta com palestras, oficinas e serviços com a proposta de pautar as Práticas Integrativas e Complementares, as chamadas PICs, tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para a prevenção de doenças.

Dentre os palestrantes confirmados estão Áureo Augusto Caribe, médico interativo que atua no posto de saúde da família no Vale do Capão (Chapada Diamantina), o psicoterapeuta holístico neozelandês Colin Spenley, criador do método Equilibrium, o naturólogo e especialista em Ayurveda (tradicional medicina indiana), Paulo Gustavo Tavares, Cecília Nizarala, médica da família e idealizadora do projeto PICs na Atenção Básica em Mucugê (BA) e o cirurgião oncológico e médico paliativista, Cláudio Henrique Rabello.

Áureo Augusto Caribe

Os destaques das oficinas ficam com a “Sacola de Cura” da Xamã Koram Xucuru Kariri, “Aromaterapia, Florais de Bach e Fitoterapia para as Mulheres e seus Ciclos” ministrada por Isabel Macedo Avelar e “Yoga Massagem Ayurvédica”, com Bodhi Kamal.

Xamã Koram Xucuru Kariri

 

Confira AQUI a programação completa

O I MEDIC é promovido pelo Instituto Bahiano Holuz. As inscrições podem ser efetuadas na sede do instituto, localizada na Rua Leonídeo Oliveira, 431, Recreio ou no Sympla. Mais informações: (77) 3421-4980 ou 99158-1408.

 

Medicina Integrativa e Complementar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Medicina Complementar e Alternativa (MCA) é “um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas no sistema sanitário principal” e inclui práticas de Acupuntura, Massagem, Quiropraxia, Aromaterapia, Meditação, Ioga, entre outros tipos de terapias, que não são reconhecidas cientificamente, mas que servem como um complemento da medicina convencional.

Já o termo Integrativa significa que a prática combina a terapia médica convencional com métodos complementares e alternativos, para as quais há alguma evidência científica de alta qualidade quanto à segurança e efetividade dos resultados.

Comentários