Árbitro de vídeo está entre as novidades anunciadas durante o lançamento do Baianão 2019

Evento contou com a presença da imprensa esportiva, dirigentes e autoridades

O Campeonato Baiano 2019 foi lançado oficialmente nesta quarta, 9, na sede da Rede Bahia, com diversas novidades que vão dinamizar ainda mais as transmissões dos jogos na tela da TV Bahia.

As informações, anunciadas em parceria com a Federação Bahiana de Futebol, incluem uso do VAR (árbitro de vídeo) nos jogos da final do Baianão 2019 e a previsão de que os telespectadores possam acompanhar 14 transmissões no campeonato, além dos jogos dos representantes baianos na Copa do Brasil.

“Uma das novidades desse ano é a interiorização do Globo Esporte, que terá sua edição de sábado apresentada da cidade que vai receber o jogo transmitido no domingo. No dia 19, por exemplo, o programa vai ser apresentado diretamente de Feira de Santana, mostrando um pouco da cidade e tudo do jogo do próximo dia”, relata Jorge Allan, Coordenador de Esporte da TV Bahia. O Campeonato Baiano começa dia 19 e a primeira transmissão acontecerá no dia seguinte (20/01), com a partida entre Fluminense x Bahia.

A TV Bahia também anunciou a criação da Central do Apito, com o novo comentarista de arbitragem da Rede Bahia, Jaílson Macedo Freitas. Entre as mudanças está o fato de que ele ficará no estúdio em um local especial acompanhando o jogo – novidade já presente em alguns jogos da TV Globo e agora presente nas transmissões da emissora baiana. O telespectador ainda poderá acompanhar estatísticas do jogo em tempo real.

Na cobertura nos programas, será possível conferir a preparação para o jogo, os melhores lances, informações de todas as partidas do campeonato, a repercussão, a opinião do torcedor e as provocações dos amigos Jair e Vicentino. No Globo Esporte a novidade vai ser a classificação estilizada, em realidade aumentada, com os times sendo representados por um símbolo da cultura baiana, o saveiro.

Ao total, serão 14 jogos do Baianão. Em uma das rodadas serão transmitidos dois jogos – em dias diferentes. Aliado a isso, os três representantes baianos na Copa do Brasil também poderão ser acompanhados pela TV Bahia. A primeira partida a ser exibida é Sampaio Correa x Vitória, no dia 13 de fevereiro.

 

Campeonato Baiano de Futebol Digital

Outra novidade que foi apresentada durante a festa de lançamento do Baianão 2019 é o anúncio do Campeonato Baiano de Futebol Digital, que a TV Bahia irá promover paralelamente a competição tradicional. A iniciativa é aberta a qualquer competidor, desde que pertença a alguma das ligas de futebol digital existentes na Bahia.

O Campeonato será disputado de fevereiro a setembro, com uma fase por mês, e algumas das finais de fase poderão ser acompanhadas pelo site globoesporte.com/ba. Além disso, as semifinais e a final serão mostradas ao vivo no programa Globo Esporte. O passo a passo para quem quiser participar será divulgado no site e anunciado no GE em breve.

Comentários