Postos de saúde de Conquista abrem neste sábado para o Dia D da vacina contra gripe; meta é vacinar 85 mil pessoas

Ao final da campanha, a expectativa é a de que tenham sido vacinadas cerca de 85 mil pessoas em Vitoria da Conquista

Neste sábado (4), aconteceu o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe), promovida pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde realizou o ponto alto desta ação, que começou no último dia 10 de abril, e que pretende reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza.

Das 8h às 17h, todas as unidades de saúde da zona urbana e mais os pontos de apoio ofereceram a vacina. Na zona rural do município, a vacina foi oferecida na Unidade de Saúde do Simão.

O público alvo da campanha são os idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos , gestantes, puérperas (mulheres em período pós-parto de até 45 dias), trabalhadores de saúde, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens e adolescentes (entre 12 a 21 anos) que estejam em cumprimento de medidas sócio-educativas, portadores de algumas doenças crônicas. Este ano, a novidade é a inclusão do efetivo de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas no grupo prioritário.

A coordenadora de imunização, Elba Crisnia, afirmou que, ao final da campanha, a expectativa é a de que tenham sido vacinadas cerca de 85 mil pessoas em Vitoria da Conquista. “Para ser vacinado, o usuário precisa comparecer ao posto de vacinação mais próximo à sua residência portando documento pessoal e cartão de vacina. Para puérperas, professores e portadores de doenças crônicas será necessária comprovação por meio de documentos médicos ou funcionais”.

Comentários