CONQUISTA: CPRE Transgástrica é realizada em paciente bariátrico pela primeira vez no município

O procedimento visa tratar a obstrução na via biliar de forma paliativa ou definitiva

A CPRE, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, é um procedimento que visa tratar a obstrução na via biliar de forma paliativa ou definitiva, deixando a passagem livre para a bile. Esta, durante o ato de digestão, sai da vesícula em direção ao duodeno onde se mistura ao bolo alimentar ajudando na digestão das moléculas de gordura e na coloração amarronzada das fezes. 

Muitas pessoas acreditam que pacientes bariátricos não podem realizar este procedimento devido ao desvio do trânsito intestinal e, por isso, alguns casos tendem a se agravar por conta da falta de informação e do medo. Porém, os endoscopistas Dra. Sâmara Martins e Dr. Diego Rangel provaram que é possível, às pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica, realizar a CPRE e ter mais qualidade de vida. 

Foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM: Município registra morte e novos casos de Covid-19; [CONFIRA BOLETIM]

Dra. Sâmara Martins ressaltou: “Os pacientes bariátricos acham que não é possível fazer CPRE, mas é totalmente factível com via de acesso alternativa (através do estômago excluso)”. 

Para tanto, eles realizaram a primeira CPRE em paciente bariátrico no sudoeste da Bahia. O procedimento foi realizado com sucesso no dia 02 de setembro de 2021 na Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista e contou com uma equipe de profissionais sob o comando do cirurgião Dr. Ricardo Ferreira dedicados e atentos. 

Vitória da Conquista é uma cidade que se desenvolve cada vez mais quando o assunto é saúde e, por isso, além de tecnologia de ponta, possui grandes profissionais para que o conquistense não sinta mais a necessidade de se deslocar na hora de cuidar da saúde.

Comentários