Casal denuncia crime de homofobia durante batismo em Igreja Evangélica de Aracaju; [VEJA VÍDEO]

Segundo relatos, uma das vítimas foi impedida de participar da cerimônia por ser casado com outro homem

Foto: TV Atalaia/Reprodução


Um casal homoafetivo registrou uma denúncia de homofobia supostamente praticada dentro da Igreja Presbiteriana Família Renovada, localizada no Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, neste domingo (15). Segundo relatos, um deles iria participar de uma cerimônia de batismo, quando foi retirado do salão principal e levado para uma sala com dois representantes da instituição religiosa.

O fotógrafo João Pedro Poderoso relatou que passou seis semanas realizando um curso preparatório para se batizar, no entanto, acabou sendo impedido e constrangido pela própria liderança no momento da celebração.

"Eu cheguei às 9h, como foi solicitado, pois todos aqueles que irião participar precisavam chegar antes do culto. Na parte do batismo, chamaram os nomes por ordem alfabética e leram testemunhos de cada pessoa. Fiquei na expectativa de que o meu também seria chamado, mas não foi isso que aconteceu. Uma moça subiu no altar, trocou as folhas com a filha do pastor e falou no ouvido dela", disse.

Ainda de acordo com a vítima, ele frequentava a instituição há cerca de dois anos e os pastores sabiam de seu relacionamento conjugal. Na ocasião do suposto crime, além de não ter sido informado sobre quaisquer motivo de impedimento para cerimônia nos momentos que antecederam a sua preparação, foi abordado de forma grotesca e trancado na sala.

"Um rapaz me chamou e segurou no meu pescoço, conduzindo até o local onde estava um pastor auxiliar. Os dois disseram que eu não poderia me batizar, porquê sou homossexual e casado com outro homem. A minha saída foi muito constrangedora e eu fiquei sem chão", afirmou.

O marido dele, por sua vez, percebeu que algo errado estava acontecendo e acionou a Polícia Militar. "Eu tentei entrar na sala e a porta de vidro transparente estava fechada. Bati incessantemente, pois dava pra ver que eles estava fazendo um tipo de agressão psicológica", relatou o cabelereiro Jadson Santana.

A assessoria da corporação informou que esteve no local e orientou ao denunciante a prestar uma queixa na delegacia competente. Uma equipe de reportagem da TV Atalaia esteve no local e tentou falar com o pastor responsável pela igreja, mas não obteve resposta.

Em nota, a Igreja Presbiteriana Família Renovada esclareceu que "para ser batizado e, posteriormente, membro da igreja, seguindo o que está definido em nosso Estatuto e nas Sagradas Escrituras, é necessário o atendimento de certos requisitos. […] O candidato ao batismo, por não estar apto, segundo as normas internas e nossa regra máxima de fé e prática, a Bíblia Sagrada, não pôde participar do ato batismal. É de se ressaltar que a comunicação feita ao mesmo a respeito da impossibilidade de seu batismo se deu de modo reservado, em espaço privativo, na secretaria da igreja, sem publicização do mesmo, ou mesmo das razões do impedimento, com vistas a evitar qualquer tipo de constrangimento".

O caso será investigado pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).

Acompanhe mais detalhes na entrevista a seguir:

 

 

Carolina de Morais, Portal A8SE

Comentários


Instagram

Facebook