Junho Vermelho: médico destaca a importância da campanha para alertar a população

Durante o inverno, as doações de sangue costumam cair, deixando os estoques em estado crítico

Foto: Divulgação


A campanha Junho Vermelho foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e promove ações para sensibilizar e incentivar a população a doar sangue que é essencial para diversos tratamentos e intervenções cirúrgicas. 

Uma bolsa de sangue pode beneficiar pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, além de outras situações em que seja necessária a transfusão. O cirurgião ortopédico Luis Alfredo Gomez ressalta a importância de campanhas que incetivem cada vez mais a doação de sangue: "Para que as pessoas se concientizem de que é necessário doar sangue é preciso fazer campanhas atrás de campanhas, essa é a grande verdade, monstrando a importância de doar sangue para uma série de doenças e cirurgias mas existem pacientes com deficiências crônicas e que precisa está repondo sangue para que possa sobreviver." 

Na área ortopédica, as cirurgias têm se tornado mais frequentes, em função do envelhecimento da população. Muitas pessoas da terceira idade têm diagnóstico de artrite, artrose ou algum dano nas articulações, situações que, na maioria dos casos, tem na cirurgia o tratamento mais indicado.

O médico ortopedista Luis Alfredo Gomez explica que para a realização de cirurgias de grande porte é necessário, em média, uma bolsa de sangue reserva. 

Durante o inverno, as doações de sangue costumam cair, deixando os estoques em estado crítico. “A doação de sangue apoia procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Diariamente, o centro cirúrgico exige muitas bolsas de sangue, por isso, é importante mobilizar o maior número de pessoas para doarem”, ressalta o médico.

Com isso, todo o mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue e com objetivo de incentivar os cidadãos a serem doadores. 

Para ser um doador de sangue é preciso atender alguns requisitos básicos de condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Pesar no mínimo 50kg, estar devidamente alimentado e descansado.

É recomendável evitar alimentos carregados em gordura em torno de 4 horas antes da operação. Além dissoe, o indivíduo deve levar consigo um documento identitário emitido por órgão oficial. Para os menores de idade, é exigido que verifiquem com o posto de coleta escolhido os documentos necessários e também o formulário de autorização. 

Informações sobre todos os requisitos necessários para ser doador de sangue podem ser consultadas no site da Hemoba. 

Comentários


Instagram

Facebook