Números de casos confirmados da Covid-19 apresentam queda após ritmo de transmissão elevado

Foram registrados no mês de junho, 1.512 casos confirmados

O mês junho e as duas primeiras semanas de julho registraram aumento expressivo do número de casos confirmados da Covid-19 e também dos índices de internações no município, principalmente por conta dos festejos juninos. Mas, há cerca de quatro semanas, o cenário epidemiológico já vem registrando uma redução importante no ritmo de transmissão da doença, que continua em queda.

Foram registrados no mês de junho, 1.512 casos confirmados, um aumento de 1.274,55% em comparação ao mês de maio,  que teve 110 casos, e com a taxa de hospitalização de 1,28. No mês de julho, 3.369 pessoas tiveram diagnósticos positivos para a doença, um aumento de 166,6% em relação ao mês anterior, e com a taxa de internação em 4,0.

Esses números começaram a cair a partir da terceira semana do mês de julho, quando a média semanal de casos reduziu de 472,57 para 258,29;. Já na última semana e na primeira semana de agosto, a média se estabilizou entre 229 e 212,43 casos. Até semana passada, de 7 a 13 de agosto, a média semanal de casos confirmados foi de 172,86.

Para efeito estatístico são consideradas as semanas epidemiológicas e não apenas os números de um ou outro dia.

O aumento já era previsto estatisticamente pelos órgãos de saúde em todo o território nacional, assim como a redução no ritmo de transmissão de algumas semanas depois. “Buscamos sempre nos antecipar em relação a esses dados para prever o cenário e preparar a nossa rede. Os números sempre apresentam essas oscilações devido ao próprio ciclo da doença e novas cepas que podem surgir”, explica a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.

Transmissão em queda

As análises do Núcleo de Estatística da SMS continuam apontando constante redução e estabilização dos números de casos confirmados da doença para as próximas semanas. “Já estamos observando uma baixa nos números de transmissão do vírus e de internamentos”, complementou a secretária.

A SMS reforça, ainda, a necessidade de a população manter o esquema vacinal contra a Covid-19 atualizado, observando sempre as datas de retorno no cartão e buscando as unidades de saúde para a vacinação. “Mantemos ainda as mesmas recomendações do início da pandemia. Para quem estiver apresentando sintomas respiratórios gripais, faça o isolamento correto até a testagem. Além disso, é importante estar imunizado com todas as doses da vacina para evitar qualquer complicação da doença”, reforçou Ramona.

Comentários


Instagram

Facebook