"Não feche os olhos" para a exploração sexual pede campanha

Na última segunda (15) a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou a “Semana de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Essa campanha é extremamente importante para que todos saibam realmente o que se trata a violência sexual, observar o comportamento de crianças e adolescentes que estão sendo vítimas de violência. E também para que as próprias crianças tomem conhecimento do que é ser violentada, pois muitas não sabem quem estão sofrendo abuso.

A psicóloga Giovana Santana destacou que a escola tem um papel fundamental na orientação das crianças e adolescentes, pra que entendam o próprio corpo e a sexualidade.

A gerente do CRAS, Roberta Sampaio chamou atenção para o uso das redes sociais, afirmando que a família necessita acompanhar as crianças, na busca em ensinar o que é carinho ou não e principalmente na mudança de comportamento.

Nessa semana várias ações serão realizadas como panfletagem, pit stop, blitz educativa, ato público e formação dos trabalhadores que atuam nos diversos órgãos e serviços que atendem crianças e adolescentes inseridas no contexto da violência sexual.

Os casos de abuso podem ser denunciados por meio do Ministério Público, Conselho tutelar, Delegacia de Polícia Civil e principalmente pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita sem a identificação de quem está denunciando.

Confira a entrevista na íntegra, clique abaixo: