Gerente local da Embasa destaca ações em comemoração ao Dia Mundial da Água e comenta futuras melhorias no abastecimento do município

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 22 de março como o Dia Mundial da Água. Para destacar a importância desse recurso natural, a Embasa vai promover ações socioeducativas em Vitória da Conquista.

As atividades começam nesta segunda-feira (18) e seguem até o domingo (24). 

O programa Redação Mega entrevistou nesta manhã o engenheiro e gerente local da Embasa do município, André Ribeiro. Durante a conversa, André comentou sobre a importância dessas atividades para atrair a sensibilidade da população para a utilização da água de um jeito racional.

"É importantissímo que a gente discuta o uso racional, sobretudo nesse momento pelo qual Conquista está passando quando já estamos com nossa barragem com 70% da capacidade dela e com dois mananciais em operação pra ajudar a manter o abastecimento de Conquista", disse ele.

O gerente local afirmou que tem conhecimento das falhas no fornceimento de água no município, mas é necessário falar também dos investimentos que estão sendo realizados para a melhoria dessa situação.

 

Mudanças

André comentou que já ouve algumas conversas com empresários da cidade para discutir um abastecimento mais eficiente nas imediações do anel viário até o bairro Henriqueta Prates.

"Toda aquela área externa vai ser beneficiada agora com uma obra que está sendo feita em parceria com os empresários. Serão 13 quilômetros de adutora (de DN 500 milímetros), essa adutora vai derivar nas proximidades das nossas adutoras atuais (nas proximidades do Aphaville)", destacou André.

Já em relação ao centro industrial, o gerente local reconheceu ter dificuldade no abastecimento porque há uma perda decorrente de vazamento nas ruas e também por causa de fraudes feitas por alguns usuários.Porém, um novo investimento será realizado para tentar sanar esse problema.

"Já temos previsto um investimento de R$80 milhões pra cidade toda. É uma obra de melhorias na distribuição, onde o centro industrial também será beneficiado com a construção de um reservatório grande que irá resolver a situação daquela população", finalizou ele.

OUÇA A ENTREVISTA