Prevenção e testagem rápida ajudam no combate à sífilis

O Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) tem promovido ações à empresas e instituições da cidade para prevenir e diagnosticar a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada por uma bactéria e que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

Entre as atividades propostas pelo Caav estão palestras e testagem rápida. Só este ano, foram visitados 48 empresas e instituições, de acordo com Fernanda Aguiar, coordenadora do Caav. "É uma doença grave, de fácil tratamento e que as pessoas precisam se informar, procurar um médico e realizar a testagem rápida para poder diagnosticar e tratar adequadamente".

"A gente observou um discreto aumento de sífilis em adulto", diz Aguiar sobre o estágio de infecção em Vitória da Conquista.

Os interessados em obter mais informações e se submeter ao teste rápido, podem entrar em contato com o Caav (Praça João Gonçalves, s/n, Centro), por meio do telefone (77) 3429-7250.

Nesta terça-feira (2), o Redação Mega conversou com a coordenadora Fernanda Aguiar para saber mais sobre a sífilis e também sobre as ações promovidas pelo Caav.