Conquista: Museu Henriqueta Prates recebe visita especial; saiba quem

Os olhares curiosos se cruzavam na casa Henriqueta Prates: o fascínio foi desde o torrador manual de café até as fotografias de personagens  marcantes na história conquistense

O programa Conquista Criança, promoveu às crianças e adolescentes, uma visita ao Museu Regional Henriqueta Prates. Com o intuito de fomentar o interesse no reconhecimento da própria história, foi uma tarde em que tiveram acesso a um pedaço do marco histórico e cultural que Vitória da Conquista carrega.

O Conquista Criança desenvolve um trabalho sociopedagógico, oferecendo atividades educativas, culturais e esportivas às crianças e adolescentes assistidos pelo programa. Os olhares curiosos se cruzavam na casa Henriqueta Prates: o fascínio foi desde o torrador manual de café até as fotografias de personagens  marcantes na história conquistense.

Entre os espaços do museu está a Sala Ruy Medeiros, que instala o acervo que representa o sertão, como objetos usados por boiadeiros e tropeiros.

A coordenadora pedagógica do Conquista Criança, Andréia Santos, afirmou que a principal intenção da atividade é a de estimular a curiosidade pela história de Vitória da Conquista. "É muito importante mostrar a eles que existe uma memória, gerar um conhecimento sobre personalidades como dona Henriqueta Prates, que foi alguém que contribuiu de maneira muito significativa para a sociedade conquistense, seja pela sua generosidade ou pela sua participação política", pontuou.

Programa Conquista Criança

Implantado em 1997, o Programa Conquista Criança desenvolve um trabalho sociopedagógico baseado na Educação para o Exercício da Cidadania, visando o atendimento às crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 18 anos, em situação de risco pessoal e social.

Assegurados e garantidos os direitos estabelecidos pela lei nº 8.069/90, as crianças e os adolescentes do programa são inseridos em uma nova consciência social, que lhes proporciona a construção de uma cidadania plena. Oferece atividades educativas, culturais, esportivas e profissionalizantes. Funcionando como escola em tempo integral com os educandos de 6 a 12 anos.

Comentários