Cursos da Uesb estão entre os melhores do país no Enade 2019

Uesb se destaca pela qualidade da graduação que oferta na região Sudoeste da Bahia

Em sua última edição, em 2019, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) reforçou ainda mais a força do ensino superior público.  Nesse cenário, a Uesb se destaca pela qualidade da graduação que oferta na região Sudoeste da Bahia: todos os cursos avaliados, que contaram com a presença dos egressos da Instituição na realização das provas, alcançaram o Conceito 4.

Com uma escala de 1 a 5, o Conceito Enade analisa os cursos de graduação a partir do desempenho dos estudantes concluintes das áreas, em cada ciclo. Em 2019, 11 cursos da Uesb estiveram entre os participantes, no entanto, por razões de força maior, a Coordenação do Inep suspendeu o exame dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, e os estudantes foram impossibilitados de fazer a prova.

O resultado mostra que a Universidade mantém, assim, o desempenho crescente em mais uma avaliação qualitativa da educação superior no Brasil. “A cada ano, nós temos os cursos ampliando o Conceito e isso significa um trabalho coletivo de coordenadores de curso, docentes e discentes”, reforça o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira.

Média maior que a nacional

Os cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Medicina (tanto em Jequié, quanto em Vitória da Conquista) e Odontologia foram avaliados com o Conceito 4 neste ano.  A Uesb também se destacou com a média maior do que a nacional das provas de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina, campus de Conquista.

Isso quer dizer que os cursos da Universidade figuram entre os melhores do Brasil. “Os resultados colocam a Uesb como uma das principais instituições de ensino superior públicas do país”, conclui o pró-reitor de Graduação.

Comentários