Spray nasal combate inflamação no pulmão causada por Covid-19, explica médica

Israel ainda realiza estudos sobre o spray nasal que poderá ser usado como tratamento contra a Covid-19

Foto: Reuters


Médica cardiologista e intensivista da Rede D'Or, Ludhmila Hajjar explicou, em entrevista à CNN, o funcionamento do spray nasal desenvolvido por Israel para o tratamento da Covid-19.

Nesta segunda-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou no perfil que mantém no Facebook uma publicação em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyanu, afirma que os dois países devem cooperar para desenvolver medicamentos contra o novo coronavírus e mencionou, na legenda de sua publicação, o spray desenvolvido pelo país.

"Esse spray funciona da seguinte maneira: é como se fosse um saquinho que transporta a substância EXO-CD24. Uma vez inalada, ela vai direto no pulmão minimizar a inflamação [causada pela Covid-19]", explica a médica.

Hajjar relembra que a principal característica do novo coronavírus é causar inflamação generalizada no corpo e, atualmente, a forma de tratamento contra isso é à base de corticoides.

"O corticoide diminui a inflamação, só que, ao invés de ser inalado, ele é aplicado na veia do paciente internado. Ele diminui a inflamação ao minimizar o impacto do vírus no sistema imunológico", acrescenta a especialista para exemplificar como o spray nasal age contra a Covid-19.

 

Spray nasal x vacina

Ludhmila Hajjar foi enfática ao dizer que o spray nasal não substituirá a necessidade das vacinas, pois o medicamento será usado como tratamento e não prevenção para a contaminação por coronavírus.

"É possivel que ele faça parte do arsenal de tratamento, como medicação anti-inflamatória, ou seja, para o indivíduo que já se contaminou. O ideal é que a gente não se contamine e reduza a transmissão da doença", ressalta.

CNN Brasil

Comentários