Uesb adota cerimônias virtuais para colação de grau

No entanto, por conta da pandemia causada pelo Covid-19, pela primeira vez em 40 anos, alunos da Uesb estão vivendo esse momento de forma remota

Foto: Divulgação/Uesb


O grande momento esperado pelos estudantes da graduação é a cerimônia de outorga de colação de grau, momento em que família e amigos são reunidos para celebrar a conclusão do curso e o início da carreira profissional. No entanto, por conta da pandemia causada pelo Covid-19, pela primeira vez em 40 anos, alunos da Uesb estão vivendo esse momento de forma remota.

O primeiro curso que realizou o novo formato de colação de grau foi a licenciatura em História, campus de Vitória da Conquista. A solenidade aconteceu na última terça-feira, 16, e foi transmitida pelo canal da TV Uesb no YouTube. Para Vinicius Chaves, um dos concluintes, a ideia da cerimônia virtual foi vista, a princípio, com certo receio. “Passando a estranheza, veio um misto de surpresa, felicidade e gratidão por cumprir mais uma etapa. A Uesb teve que se ‘reinventar’”, contou o agora licenciado em História.

Os familiares e amigos dos formandos tiveram acesso ao link de transmissão da cerimônia, e, assim, cada um em suas respectivas casas puderam acompanhar tudo pela tela do computador. “Foi muito lindo saber que, mesmo isolados socialmente, pudemos compartilhar esse momento de felicidade com as pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e apoiando nessa jornada”, lembrou Vinícius.

Como solicitar a cerimônia virtual de colação de grau 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, ad referendum pela plenária, a Resolução 06/2021, que dispõe das normas para realização da cerimônia de forma virtual. Com isso, a coordenação do Colegiado do curso fica responsável por encaminhar para o Cerimonial do respectivo campus a solicitação de organização de cerimônia de outorga de grau, juntamente à relação com os nomes dos concluintes e a indicação de data e horário. É exigida antecedência mínima de 20 dias.

Todo o procedimento a ser seguido pelos colegiados está disponível na Resolução. Para mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail prograd@uesb.edu.br.

Comentários