MEGA: Secretário de cultura revela detalhes sobre o possível auxílio para artistas locais; [OUÇA]

O programa Redação Mega desta quinta-feira (15), recebeu o secretário que revelou mais detalhes sobre esse possível edital

Na última segunda-feira (26), o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Adriano Gama, se reuniu com membros do Conselho Municipal de Cultura para discutir a viabilização de uma forma de apoiar financeiramente os artistas que estão enfrentando dificuldades financeiras em função da pandemia. 

A proposta visa a pagar o auxílio com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

O programa Redação Mega desta quinta-feira (15), recebeu o secretário que revelou mais detalhes sobre esse possível edital.

"Nós temos um fundo municipal de cultura, que já tinha lá um saldo que vem através do Governo do Estado e é feito através de isenção de impostos de algumas empresas privadas e é um saldo pequeno não muita coisa, mas que tava parado. Nós regulamentamos, ano retrasado, junto com o conselho de cultura, que tem sido muito presente de grande importância aqui no nosso município, também, pra tá elaborando as culturas. Então, nós criamos, antes da pandemia, já usando recurso do fundo o edital Gildásio Leite que foi um edital divisor de águas, foi o primeiro formato digital e que abrangeu aí todas as outras categorias artísticas, não apenas a música, mas também todas as outras atividades", disse ele.

E continuou explicando o processo: "Aí depois recebemos do Governo Federal o auxílio da lei Aldir Blanc e Conquista se empenhou muito e conseguiu realizar tudo dentro do prazo que foi colocado no ano passado e nós repassamos aí todo o recurso e mais de 500 artistas foram contemplados". 

Gama destacou também a dificuldade que o setor cultural tem passado. "Mas a gente sabe que continua as contas chegando, e as despesas, a necessidade aí, ainda continuamos esse momento ainda crítico e delicado de pandemia, onde não tá podendo ainda haver eventos, onde agora, especificamente, que tá se aproximando do mês junino, que é uma cultura tão forte nossa, do Nordeste, mas que, infelizmente, também, ainda não poderá ser realizado São João? Então, eu sentei junto com a presidente do conselho essa semana e com dois vereadores também, né? Atuantes aí e também são membros do conselho, que a gente está levando essa proposta de poder fazer agora um novo auxílio, um novo edital aí pra contemplar mais alguns artista da nossa cidade", finalizou.

CONFIRA A ENTREVISTA

Comentários