Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e sua importância para a saúde

A obesidade é, inclusive, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um problema mundial de saúde pública

Foto: Veja Saúde/SAÚDE é Vital 


A obesidade é uma doença crônica que, cultural e socialmente, não é compreendida dessa forma. Estigmatizada, esta doença é retratada na mídia de forma imprecisa e que reforça alguns estereótipos sobre pessoas obesas. Para levar informação e conscientizar a população sobre a importância da prevenção, foi instituído, em 11 de outubro, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade a partir da Lei nº 11.721/2008.

VEJA TAMBÉM: Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda; [ENTENDA]

Quando a ingestão alimentar é maior do que o gasto energético correspondente, temos uma predisposição à obesidade. Esta é um fator de risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, gordura no fígado e até mesmo câncer. A obesidade é, inclusive, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um problema mundial de saúde pública. Além da prevenção como forma de manutenção da saúde, por meio de hábitos saudáveis, a obesidade também tem tratamento.

Ao se tratar, é possível retomar os cuidados consigo mesmo sem colocar a estética como prioridade. Para tanto, há profissionais especializados em obesidade e que podem trazer informações precisas e proporcionar melhor qualidade de vida.

A endoscopista Dra. Sâmara Martins é especialista e referência no tratamento da obesidade. Em seu Instagram @dra.samaramartins, realiza um trabalho contínuo de conscientização tirando dúvidas, abordando formas de prevenção e falando abertamente quais as maneiras possíveis de tratar a obesidade.

Para esta profissional, falar sobre o assunto em todas as suas nuances é extremamente necessário para que pessoas rompam tabus e sejam mais conscientes das suas escolhas. Dra. Sâmara Martins atende no IBR, HCC, Uroday, Samur, Clinique em Vitória da Conquista e também no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. 

Comentários