CONQUISTA: Testagem piloto para Covid-19 em alunos de escolas municipais e estaduais já começou no município

O projeto piloto será desenvolvido no período de três meses

Foto: Divulgação/PMVC


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta terça-feira (16), pelas escolas municipais Anísio Teixeira e Professora Fidelcina Carvalho Santos, o projeto piloto “Partiu! #Testagem nas Escolas”. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com os municípios com o intuito de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

O projeto piloto será desenvolvido no período de três meses, realizando a testagem em três ciclos em cinco escolas municipais e três estaduais, com o total de mil participantes. A testagem está sendo feita com o exame de RT-PCR, que consegue identificar o vírus nas vias aéreas superiores e é o único exame que consegue captar a Covid-19 em pessoas assintomáticas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, Amanda Maria Lima, explicou que a adesão ao projeto foi feita no fim do mês de outubro, considerando o retorno de 100% das aulas presenciais. “Juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), nós avaliamos que esse era o momento de ampliarmos a vigilância da Covid-19, realizando as testagens de alunos, professores e colaboradores, para monitorar o cenário de transmissão do vírus dentro do ambiente escolar”, complementou Amanda.

Para o projeto piloto, as equipes técnicas da SMS e Smed elegeram as escolas com base no perfil epidemiológico de alguns territórios do município. Foram selecionadas as escolas municipais Anísio Teixeira, Professora Fidelcina Carvalho Santos, Bem Querer, José Rodrigues do Prado e Centro Municipal Prof. Paulo Freire (CAIC). Das escolas estaduais, Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), Centro Integrado de Educação Luiz Navarro de Brito e Colégio Estadual Adelmário Pinheiro.

As amostras coletadas serão encaminhadas para Laboratório Central do Estado (Lacen/BA), em Salvador. Em casos de resultados positivos de infecção pela Covid-19, serão adotados os protocolos sanitários em trabalho conjunto entre a saúde e educação, com o isolamento e monitoramento dessas pessoas, bem como rastreio de possíveis casos que tiveram contato direto.

Comentários