CONQUISTA: Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Conquistense ao Desembargador Dr. Lourival Trindade

A cerimônia contou com o prestígio de autoridades civis, militares e judiciárias

Foto: Reprodução/CMVC


A Câmara Municipal (CMVC) realizou na tarde desta segunda-feira, 6, uma Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Conquistense ao Desembargador Dr. Lourival Almeida Trindade com a honraria. A cerimônia contou com o prestígio de autoridades civis, militares e judiciárias. 

Quem ganha é Conquista – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Vitória da Conquista, Ronaldo Soares, apontou que a homenagem da cidade ao desembargador é justíssima. “Homenagem justíssima que esta Casa presta a esse sertanejo de Água Quente. Quem está de parabéns, hoje, é Conquista, por estar acolhendo um cidadão desta estirpe”, destacou Soares.

Uesb se orgulha – O chefe de Gabinete da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Wesley Piau, representando o reitor da instituição, falou do orgulho que a universidade sente com a homenagem feita ao desembargador Lourival Almeida Trindade. Ao relembrar o legado do homenageado, Piau disse que a história de Trindade está presente no curso de Direito da Uesb. “Quem foi seu aluno sabe que essa marca, enquanto advogado experiente, era fundamental na formação daquele pessoal”, afirmou. 

Ainda segundo o chefe de Gabinete, que acompanha a trajetória do desembargador, os estudantes de Direito da instituição elogiavam a capacidade didática e a eloquência do jurista, quando ele era professor da Uesb. “Essa capacidade e o exemplo de Lourival permite que o nosso aluno, de Vitória da Conquista, sonhe em uma carreira profissional exitosa”, relatou, ao trazer o legado do profissional, que ajudou no desenvolvimento da cidade na área do Direito.

 

VEJA TAMBÉM: CONQUISTA: Câmara sedia Conferência Municipal de Educação nesta terça

 

Justa homenagem – O coordenador da Defensoria Pública, José Raimundo Passos, parabenizou o desembargador pelo Título de Cidadão Conquistense. “Parabéns, desembargador, muito justa a homenagem. Quem ganha é o povo de Vitória da Conquista”, apontou.

Ética, inteligência e profissionalismo - Representando o Tribunal de Justiça, Comarca de Vitória da Conquista, a juíza Arlinda Moreira iniciou o discurso parabenizando a pessoa que fez a indicação do desembargador para receber o Título de Cidadão Conquistense. Segundo ela, Lourival Almeida Trindade sempre se destacou pela ética, inteligência e profissionalismo. Ao finalizar, falou do amor e carinho de Trindade por Vitória da Conquista.

Momento histórico – O presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), apontou que este é um momento histórico para Vitória da Conquista, que recebe o Desembargador Dr. Lourival Trindade como um de seus cidadãos. “Para nós este é um momento histórico estar homenageando àquele que escolheu Vitória da Conquista como sua terra de coração. Para nós é uma satisfação muito grande tê-lo aqui, poder chamá-lo de conterrâneo”, celebrou Dudé.

De acordo com o presidente da Câmara, ao vir para Conquista, ganhou os corações dos conquistenses. “Veio estudar, veio para a Escola Normal. Vem e conquista o coração dos conquistenses”, apontou Dudé. “Esta terra hoje está muito mais feliz com a presença do senhor e com a entrega desse importante Título de Cidadão Conquistense”, concluiu.

Grandes contribuições - A prefeita Sheila Lemos disse que, quando esteve no Tribunal de Justiça, para tratar do Complexo de Escuta Protegida à Criança e Adolescente, e informou que o desembargador seria homenageado com a cidadania conquistense, o mesmo ficou emocionado e chorou. “Hoje, é uma alegria imensa para Vitória da Conquista ter este filho ilustre, o Dr. Lourival, que tanto contribuiu com essa terra. Primeiro enquanto estudante, depois, professor, e hoje, presidente do Tribunal da Bahia”, disse. 

Segundo a prefeita, Trindade não nasceu nessa terra, mas foi conquistado por essa cidade, sendo um orgulho para Conquista ter esse filho ilustre. Ao finalizar, Lemos agradeceu aos presentes e disse que Conquista estava se candidatando para ser a cidade do desembargador quando ele se aposentar. 

Gratidão - Após receber o Título de Cidadão Conquistense, o Desembargador Dr. Lourival Trindade destacou a sua gratidão. “Em momentos assim não consigo encontrar palavra melhor para traduzir meu sentimento. Muito obrigado por ter me concedido este Título de Cidadão Conquistense”, agradeceu. 

O magistrado lembrou que morou em Vitória da Conquista durante parte de sua adolescência e exerceu a docência no curso de Direito da Universidade Estadual da Bahia, o que fez com que nutrisse um grande amor por esta cidade, “O meu amor por Vitória da Conquista cresce a cada reencontro. Será sempre eternizada em meu coração. O tempo incinera as coisas consumíveis, mas cristaliza as eternas como você, cidade amada”, disse o desembargador.

Comentários