Pesquisa: 45% dos brasileiros são a favor do casamento homossexual

E 39% declaram-se contra o casamento homossexual

Foto: Reprodução/Pixabay


No Brasil, 45% se dizem a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e 39% declaram-se contra. Outros 16% não sabem responder. É o que mostra pesquisa PoderData, realizada de 2 a 4 de janeiro, e divulgada nesta segunda-feira (10).

O estudo mostra que o apoio ao casamento homoafetivo diminuiu desde o ano passado. Em janeiro de 2021, 51% se diziam favoráveis, e 33%, contrários. A diferença entre “a favor” e “contra”, na época, era de 18 pontos percentuais; hoje, caiu para 6.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 501 municípios, nas 27 unidades da Federação, de 2 a 4 de janeiro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Bolsonarismo

O estudo mostra uma ligação entre o opinião sobre casamento homossexual e apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os que consideram o presidente “bom” ou “ótimo”, só 19% se dizem favoráveis e 68% contrários a casamento de pessoas do mesmo sexo. Entre os que acham “ruim” ou “péssimo”, o apoio é de 59% e a oposição é de 25%.

O PoderData também perguntou aos entrevistados se consideram existir preconceito contra homossexuais no Brasil. Hoje, 65% dizem que sim, 20% não sabem como responder e 15% acham que não. Em comparação a 2021, houve migração para a fatia dos que não sabem; há 1 ano, eram 11%. O grupo dos que acham não haver preconceito caiu 6 pontos.

Redação BNews

Comentários


Instagram

Facebook