CONQUISTA: Casos de Covid-19 continuam crescendo, mas número óbitos é baixo

Essa queda no número de óbitos em decorrência da Covid-19

Os casos confirmados de Covid-19 continuam aumentando em Vitória da Conquista. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na quarta-feira (13) foram 139 novos casos positivos na cidade. 

Depois das festas de fim ano, esse tem sido o cenário na cidade. Do dia 1 a 12 de janeiro de 2022 foram registrados 740 novos casos de Covid-19 na cidade. Além do aumento dos novos casos, os casos ativos também dispararam. Até ontem, eram 409 pessoas em recuperação da doença. 

O aumento dos casos também tem refletido na taxa geral de ocupação de leitos das Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS. De acordo com a SMS, são 9 pacientes de Vitória da Conquista internados, o que representa 31% da ocupação e 4 pacientes de outros municípios (13,8%). Apesar da taxa geral estar abaixo de 50%, a quantidade de munícipes de Conquista internados requer atenção. 

Mesmo diante desta situação, o aumento de casos e da taxa de ocupação de leitos de UTI, o número de óbitos em decorrência da doença não vem crescendo. Na quarta-feira (11), nenhum óbito foi registrado. Durante os primeiros 12 dias de janeiro foram registrados 5 óbitos.

Essa queda no número de óbitos em decorrência da Covid-19, mesmo com o aumento dos casos e de internamentos, é atribuída à eficácia da vacina. No entanto, especialistas já têm alertado que a maioria dos internados na UTI são de pessoas que não tomaram ou não completaram o esquema vacinal no cenário nacional

Comentários


Instagram

Facebook