Tite indica que poupará atletas do Real Madrid e diz que Seleção terá muitos jovens

Clube espanhol terá jogo das quartas de final da Copa do Rei na quinta-feira; Brasil enfrentará o Paraguai, no Mineirão, com diversas mudanças na escalação

Foto: Lucas Figueiredo / CBF


Na véspera do duelo entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias, o técnico Tite não quis antecipar a escalação que levará a campo, mas indicou que vai poupar jogadores do Real Madrid e disse que a Seleção terá uma equipe com muitos jovens.

Embora tenha negado que haja um compromisso com o Real Madrid, Tite pregou bom senso, uma vez que o clube espanhol enfrenta o Athletic Bilbao na quinta-feira, pelas quartas de final da Copa do Rei.

– Nenhum acordo institucional existe. Existe bom senso só, eu tenho a capacidade de olhar calendários. Saber que dia joga um, que dia joga o outro. Saber que o PSG joga dia 5, Atlético dia 6, e o Real, dia 4. Eu tenho que ter bom senso, discernimento, ser compreensivo. Não dá para o cara jogar dia 1, dia 2 e dia 4 na Copa do Rei. E aí tem que saber que... tem que discernimento, mas nenhum acordo – afirmou o técnico, que tem à disposição os merengues Casemiro, Vini Júnior e Rodrygo. Éder Militão, suspenso, já foi liberado e voltou à Espanha.

A partida entre Brasil e Paraguai acontece às 21h30 desta terça-feira, no Mineirão, é válida pela 16ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo e terá transmissão da Globo, do SporTV e do ge.

Numa outra resposta, ao falar sobre a importância do apoio do público, Tite mencionou que deve levar a campo uma equipe com muitos atletas jovens:

– Quando se sente apoiado e incentivado, e falo do atleta e comissão, a possibilidade de desempenho é melhor. Quando vai a local que abraça e incentiva, ele rende melhor. Olho para o Juninho e pelo César. Tu te sente confiante. Não é de ser perfeito, mas corajoso de tomar iniciativa. Vou pegar de âmbito social. É uma forma da equipe e esses jovens, e vão ter bastante jovens, de sentir confiante. Que a camisa amarela seja responsabilidade, mas confiança.

O treinador será forçado a fazer pelo menos três mudanças na Seleção em relação ao duelo da última quinta, contra o Equador. Além de Éder Militão, o lateral-direito Émerson Royal também está suspenso e será substituído por Daniel Alves.

Já na zaga, é possível que Tite promova a estreia de Gabriel Magalhães pela Seleção. No último sábado, a comissão técnica brasileira fez trabalhos específicos de marcação com ele e Marquinhos.

Nesta segunda, o técnico também perdeu Alex Sandro, que testou positivo para Covid-19. Ele será substituído por Alex Telles.

Questionado se a prioridade no momento é a observação de jogadores ou o desenvolvimento do jogo coletivo, Tite afirmou:

– Grande desafio é conjugar os dois fatores. É o grande desafio. Ter estrutura de conjunto que permita o individual aparecer. E não transferir responsabilidade, dando um jogo, meio jogo, bota e tira. Dar estrutura de equipe para que o atleta desempenhe o melhor. É muito inteligente a pergunta e objetivo. É o nosso objetivo: conjugar o coletivo com o individual.

Globo Esporte

Comentários


Instagram

Facebook