Acusado de racismo, diretor é demitido da Globo e se pronuncia

Em fevereiro, o diretor da antiga novela das 18h já havia sido afastado temporariamente de suas atividades no canal

Foto: Paulo Belote / Globo


Dois anos depois de polêmica e denúncias, Vinicius Coimbra, diretor artístico de Nos Tempos do Imperador, foi demitido da Globo nesta semana. A revelação foi feita pelo próprio profissional à jornalista Carla Bittencourt, do Notícias da TV.

Em fevereiro, o diretor da antiga novela das 18h já havia sido afastado temporariamente de suas atividades no canal. “Nas últimas semanas, muito foi dito a meu respeito. Por isso, agradeço àqueles que prezaram por uma apuração responsável dos fatos, sem atribuir a mim atitudes que não condizem com a minha índole ou que não são da minha competência”, declarou o diretor.

O ex-Globo ressaltou: “Como homem branco, porém, reconheço minha responsabilidade por atitudes que reproduzem privilégios. Eu sinceramente não gostaria que isso tivesse acontecido e estou empenhado para que não se repita”.

“Desculpei-me à época e me desculpo novamente. Reafirmo meu profundo respeito pelo elenco da novela. Quero poder contribuir para juntos repararmos esta situação e construirmos um futuro melhor”, complementou Vinicius Coimbra.

Na Globo, ele já estava com novo trabalho acertado. Coimbra estava à frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão, e foi substituído por Allan Fiterman, que dirigiu Quanto Mais Vida, Melhor!.

Procurada para comentar a demissão, a comunicação da emissora carioca informou que “a Globo não comenta questões relacionadas a compliance, em razão do compromisso de sigilo previsto em nosso Código de Ética”.

Em seguida, porém, o canal disse: “Preconceito racial é uma prática não tolerada pela Globo. A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas”.

A nota ainda completou: “Em relação à novela Nos Tempos do Imperador, a empresa acredita que poderia ter adotado precauções extras para abordar a temática racial, nas diversas dimensões que a produção exigia. Nesse sentido, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoar nossos processos internos para tratar adequadamente esta e outras temáticas sensíveis, garantindo que sua abordagem contribua para o avanço no caminho da diversidade, preservando a sensibilidade do público e de nossos colaboradores”.

A polêmica envolvendo o agora ex-diretor da Globo

No decorrer do cronograma proposto pelo diretor e sua equipe para as gravações de Nos Tempos do Imperador, as atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues protestaram sobre falas preconceituosas e até segregação entre os atores.

Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da Globo, e José Luiz Villamarim, diretor de Dramaturgia, foram avisados da situação pelas atrizes da novela e prometeram providências.

RD1

Comentários


Instagram

Facebook