Confira 5 dicas de estudos para ir bem nos concursos públicos

Com mercado aquecido e novos editais divulgados com frequência, especialista do Estratégia traz dicas de estudos para concurseiros que desejam garantir uma oportunidade na carreira pública

Foto: Scott Graham/Unsplash


O Brasil tem atualmente mais de 120 cursos abertos, totalizando quase 20 mil oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Após alguns anos em baixa, o mercado está retomando os editais interrompidos durante a pandemia. Marinha, Exército, Polícia Civil de São Paulo são algumas das instituições que abriram inscrições recentemente. Até o final de março, a expectativa é de que a Receita Federal também anuncie a publicação de um novo edital.

Segundo Victor Tanaka, especialista em concursos públicos do Estratégia - grupo de aprendizagem referência em cursos online preparatórios para concursos públicos com taxa média de 70% de aprovação - a retomada é resultado principalmente do avanço da vacinação no Brasil e das eleições federais e estaduais.

Estratégia é hoje responsável por 70% das aprovações em concursos públicos. Foto: divulgação

“Os concursos em âmbito federal também estão movimentando o mercado - segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), está prevista a autorização de 43 mil vagas em diversas áreas”, comenta.

Para ajudar as pessoas a buscarem a aprovação nos concursos, o especialista listou algumas dicas de estudos para serem seguidas no dia a dia. Confira:

 

1 - Planejamento

Planejar os estudos é fundamental! A ideia do ciclo de estudos, com a alternância de matérias, é extremamente benéfica para a fixação do conteúdo. Estar atento também à criação de uma rotina diária de estudos, com o acompanhamento de conteúdo estudado e quantidade de exercícios resolvidos por dia, além do desempenho neles, é importantíssimo e ajudará o concurseiro a ter um foco durante a sua preparação. O planejamento de estudos precisa ser dinâmico, vai evoluir e estará sujeito a ajustes e melhorias constantes.

 

2 - Constância

É importante manter o conhecimento fresco na cabeça. Para isso, é fundamental que o concurseiro tenha contato semanal com todas as disciplinas que estarão na prova. Nas disciplinas que possui mais facilidade, pode alocar uma carga menor. Por outro lado, nas matérias que envolvam maior complexidade ou que possuam um peso maior na prova, certamente precisará de uma alocação mais relevante de carga horária.

 

3 - Faça pausas

Dedicar-se aos estudos e estar bem preparado para a realização da prova são fatores que levam o concurseiro até a aprovação no concurso, mas é fundamental intercalar a maratona de estudos com pausas. Um recurso bastante conhecido e funcional é a “Técnica Pomodoro”, que consiste em blocos de estudos seguidos de pausas. Ela pode ser, inclusive, customizada. Por exemplo: pode-se estudar 50 minutos, seguidos de 10 minutos de descanso. Lembrando que não existe uma regra única. Cada pessoa precisa saber adaptar as pausas de maneira saudável à sua rotina de estudos.

 

4 - Teoria x Prática

Sobre a questão de divisão entre teoria e prática, existem, muitas vezes, três fases de estudos: a primeira é a criação da base, consolidando a teoria e tendo os exercícios como forma de reforçar todo o conteúdo.

Em um segundo momento, quando existir um equilíbrio maior entre teoria e prática, é considerável ter um tempo maior praticando exercícios e revisando a teoria já estudada, com o acréscimo de eventuais matérias novas ao ciclo. 

E, em um terceiro momento, quando o aluno já está bem avançado, basicamente o processo será focado em revisão do conteúdo e resolução de muitos exercícios.

 

5 - Exames de aptidão física

No caso dos certames públicos que têm exames de aptidão física como parte do processo, a recomendação é iniciar a preparação durante os estudos para o concurso. Até por isso, o planejamento - tanto de cronograma de estudos, quanto de preparação física - é extremamente importante. Ou seja, não inicie os exercícios físicos somente após concluir os estudos da parte objetiva e discursiva.

Comentários


Instagram

Facebook