Prefeitura de Teolândia recorre de liminar, e Justiça libera ’Festa da Banana’ com show de Gusttavo Lima

Município está em estado de emergência desde o final de 2021, por causa das fortes chuvas que atingiram o sul do estado

Foto: Reprodução Instagram

Após a Prefeitura de Teolândia, localizada a 140 km de Ilhéus, na Bahia, ocorreu a decisão sobre o cancelamento da "Festa da Banana", a Justiça liberou a realização do evento, que acontece neste fim de semana. A informação foi compartilhada na rede social da Prefeita Rosa Baitinga.

A prefeitura argumentou que o evento receberá a economia local, além de média em 140 mil pessoas por edição. De acordo com a gestão municipal, o cancelamento da festa pode trazer grandes bens aos cofres públicos. O juiz substituto Alberto Raimundo Santos, do plantão judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)
No entanto, o magistrado reforçou, o que todos os custos administrativos devem ter, sob pena do crime de improbidade.

O pedido da suspensão do evento foi iniciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), pois a região que no fim do ano passado foi inundada pela chuva, ainda se recupera do desastre que destruiu estradas e deixou moradores. O cantor sertanejo Gusttavo Lima, que receberia um cachê de R$ 704 mil, estava na grade da programação do festival. Ele vem sendo alvo de críticos após a divulgação de cachês milionários pagos por prefeituras para seus shows.
A ação civil pública foi ajuizada nesta quinta-feira (2), para impedir a realização do evento, prevista para acontecer entre os dias 4 e 13 de junho. Ao todo, a festa foi destino à saúde, durante R$2,3 milhões, que segundo o MP, corresponde a 4% do que o municípiou de saúde durante o ano de 2021.

Na tarde de sexta-feira, moradores de Teolândia protestaram contra o cancelamento do festival. O grupo queimou pneus e fechou totalmente o quilômetro 349 da BR-101. Em vídeo, alegaram que o evento tradicional do município gera para a população, além de empregos diretos e indiretos.

Fonte: O globo

Comentários


Instagram

Facebook