Zanin encara sabatina no Senado nesta quarta-feira; veja rito da avaliação

Com a aprovação da Casa, Zanin ficará na corte até 15 de janeiro de 2050

Foto: Reprodução/PT


O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinado nesta quarta-feira (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).  

Em votação secreta, Zanin precisará de voto de maioria simples dos senadores e, caso aprovado pela comissão, o indicado será apreciado ainda no mesmo dia pelo plenário do Senado. Este momento também contará com votação secreta e desta vez será preciso 31 votos positivos dos senadores. Com a aprovação da Casa, Zanin ficará na corte até 15 de janeiro de 2050.

Na ocasião, diversos temas devem ser tocados, como drogas, aborto, armamento e caso que podem envolver o presidente Lula.  Cada senador inscrito terá até 10 minutos para falar e fazer perguntas para o indicado. A comissão será presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP). De acordo com levantamento da Folha de São Paulo, a última vez que a Casa rejeitou um nome à corte foi em 1894, quando barrou cinco escolhidos pelo então presidente marechal Floriano Peixoto.

Metro1

Comentários


Instagram

Facebook