“A cidade e o interior tiveram uma expansão muito grande e cabem os dois vereadores”, diz Hermínio Oliveira, presidente da Câmara

Vitória da Conquista tem uma população de 370 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, o que permitiria esse aumento no número de vereadores

Da Mega/Foto e texto Fábio Agra
Matéria atualizada às 13h12*


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deve votar no segundo semestre o projeto de lei que amplia o número de vereadores do município de 21 para 23 cadeiras. Cidades que têm uma faixa que vai de mais 300 mil habitantes até 450 mil podem ter até 23 vereadores.

Vitória da Conquista tem uma população de 370 mil habitantes, segundo Censo 2022 do IBGE divulgado nesta quarta-feira (28), o que permitiria esse aumento no número de vereadores. 

O presidente da Casa, Hermínio Oliveira, em entrevista à Mega Rádio, afirmou que desde 2010 já havia, portanto, essa possibilidade, no entanto o município não tinha recursos para que se ampliasse o número de vereadores. No censo de 2010 do IBGE, Vitória da Conquista tinha 306 mil habitantes.

“Várias cidades do Brasil aumentaram o número de vereadores naquela época porque tinham condições financeiras, tinham dinheiro no caixa para aumentar o número de vereadores. Só que (agora) aqui em Conquista melhorou a arrecadação e tem como aumentar o número”.

De acordo com Hermínio, o projeto já tramitou na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e também na de Finanças e Orçamento e agora deve ser votado em duas sessões. “O projeto já tramitou nas Comissões, já foi lido, ainda vai mais a duas votações pra discussão. 20 vereadores assinaram a favor. Agora no voto eu não sei. Só depois do recesso é que vai dar prosseguimento para saber se aprova ou não”.

Perguntado sobre a razão de aumentar o número de vereadores, para além de a legislação permitir e de ter recursos financeiros, Hermínio disse que a cidade precisa de mais representantes para dar conta da sua expansão.

“A cidade expandiu muito. A cidade e o interior tiveram uma expansão muito grande e cabem os dois vereadores (a mais), os 23. Aí aumentaria a representação. É melhor para a população. Eles vão tomar tomar conta de alguma área também. Vai lá verificar, vai visitar, participar e vai fazer projetos através da população”, afirma Hermínio sobre o papel que os novos vereadores poderiam também exercer. 

Durante a entrevista, Hermínio também trouxe um balanço do semestre 2023.1 na Câmara. O presidente da Casa elencou vários pontos que foram discutidos no plenário e projetos que tramitaram no legislativo municipal, entre eles o Projeto de Lei que aprovou o empréstimo da Prefeitura através da Caixa Econômica de R$ 160 milhões. De acordo com Hermínio, também tramitaram 11 Projetos de Lei da Prefeitura Municipal e 91 Projetos de Lei da Câmara, 1.128 Indicações, 17 Audiências públicas, entre outros trabalhos. 

Matéria atualizada devido à divulgação do novo Censo pelo IBGE. De acodo com o IBGE, Vitória da Conquista tem 370 mil habitantes. Antes, a matéria citava a estimativa do IBGE de 2021 em 340 mil habitantes. 

Comentários


Instagram

Facebook