Devido à estiagem, Prefeitura decreta estado de emergência em alguns distritos do município

O decreto busca garantir mais recursos para a Operação Carro-pipa
  • Da Mega
  • Atualizado: 29/09/2023, 10:11h

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou, nessa quinta-feira (28), decreto que indica situação de emergência em alguns distritos do município por causa da estiagem.

Os distritos são Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves.

De acordo com informações da Prefeitura, ao decretar a situação de emergência nessas regiões, o Governo Municipal impõe aos governos Estadual e Federal a necessidade de auxílio institucional externo para o enfrentamento da situação.

Ainda segundo a Prefeitura, o Município cumpre, assim, com o decreto, um dos critérios para que sejam mantidas as operações Carro-Pipa, do Governo Federal, e Água Potável, do Governo Estadual, possibilitando a contratação de mais carros-pipa para reforçar o serviço de abastecimento de água potável na zona rural.

A Prefeitura informa também que, atualmente, 11 veículos compõem a Operação Carro-Pipa, abastecendo 144 localidades rurais e beneficiando cerca de 11,2 mil pessoas.

Nas últimas semanas, a temperatura tem sido alta em Vitória da Conquista, com ondas de calor, como as que têm sido sentidas em várias partes do país, e sem chuvas. De acordo com o site Clima Tempo, nos próximos dias a previsão é que as temperaturas continuem altas, com máxima de 30°, mas com possibilidade de leves pancadas de chuva.  

Comentários


Instagram

Facebook