Pesquisadoras da Uesb identificam 47 espécies de aves em duas áreas urbanas de Vitória da Conquista

  • Da Mega
  • Atualizado: 10/10/2023, 10:56h

Duas pesquisadoras egressas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) identificaram, durante pesquisas de observação, 47 espécies de aves em apenas duas áreas urbanas de Vitória da Conquista, informou a Uesb através de publicação em site institucional. 

As pesquisadoras Thayase Natânia Teixeira e Brenda Cabral, egressas do curso de Ciências Biológicas, do campus da Uesb de Vitória da Conquista, fizeram um levantamento das espécies de aves que são predominantes nas áreas do Estádio Municipal Lomanto Júnior e do loteamento Morada Bem Querer, respectivamente.

Thayase realizou as observações entre julho e outubro de 2022 e pôde identificar 33 espécies de aves, que estão agrupadas no trabalho de conclusão de curso intituladoGuia de Identificação de aves do Estádio Municipal Lomanto Júnior, Vitória da Conquista. De acordo com publicação no site da Uesb, as informações coletadas podem servir como material de estudo e até proposta de conservação.

A pesquisadora Brenda Cabral realizou suas observções entre março e abril de 2023, com 10 dias de amostragem, e registrou 27 espécies de aves, que estão publicadas no trabalho de conclusão de curso intitulado “Avifauna em área verde urbana no município de Vitória da Conquista -Ba”.

Entre as aves identificadas estão o beija-flor-tesoura, anu-preto, casaca-de-couro, sabiá-barranco.

As pesquisas foram orientadas pela professora Maria Lúcia Del-Grande, do Departamento de Ciências Naturais (DCN) da Uesb. De acordo com publicação no site da Uesb, em matéria escrita por Joana Rocha, para a professora, os trabalhos podem colaborar para manutenção e criação de áreas verdes urbanas.

As pesquisadoras Brenda e Thayase seguem na mesma linha e apontam que os estudos podem contribuir para o combate à perda da variedade biológica e para a criação de políticas públicas e valorização dos espaços da cidade e da biodiversidade.

Comentários


Instagram

Facebook