Maioria dos focos de incêndio em Vitória da Conquista tem sido produzida de forma criminosa, aponta levantamento da secretaria do Meio Ambiente

Combate a focos de incêndio. Foto: PMVC/Reprodução
  • Da Mega
  • Atualizado: 20/10/2023, 10:32h

Nessa quinta-feira (19), Brigadistas de Incêndio da secretaria municipal de Meio Ambiente trabalharam para apagar 25 focos de incêndio na Serra do Periperi e em localidades próximas ao Anel Rodoviário. Os focos só foram finalmente debelados às 21h, informou a Prefeitura de Vitória da Conquista.

Focos de incêndio têm se tornado comum nos últimos três meses. Segundo a Prefeitura, a quantidade de incêndios vem aumentando na cidade e se agravou, de forma preocupante, em setembro e outubro, por causa da estiagem, vegetação seca, vento e baixa umidade do ar, fatores que favorecem o surgimento das queimadas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a secretaria de Meio Ambiente fez um levantamento sobre os focos de incêndio que têm ocorrido no município desde a segunda quinzena de agosto e constatou-se que 90% das ocorrências de queimadas se devem à ação humana e ocorrem de forma criminosa.

A secretaria do Meio Ambiente tem orientado as pessoas para não jogar lixo em terrenos baldios ou em áreas de preservação, não jogar bituca de cigarro no chão, principalmente se ainda estiver acesa, e não atear fogo em lixo ou no mato.

As queimadas destroem a fauna e a flora e afetam diretamente a saúde da população. Além disso, provocar queimada é crime e a pessoa flagrada ou denunciada, segundo a Lei Municipal nº 2.671, que proíbe queimadas em áreas urbanas e suburbanas do município, pode sofrer multa administrativa e ser chamada a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais, informa a Prefeitura. 
 

Comentários


Instagram

Facebook