Celebrações do Dia da Consciência Negra tomam a Praça 9 de Novembro
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, grupos de capoeira e o povo de santo se reuniram na Praça 9 de Novembro nessa segunda-feira (20), à tarde, para diversas apresentações. As atividades fazem parte do “Novembro Negro: União e Resistência”, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O evento marca o simbolismo da morte, em 1695, de Zumbi dos Palmares, quilombola e um dos grandes líderes do movimento negro contra a escravidão, e reuniu um bom público no local.
Foto: Danilo Souza
A data é muito mais que um dia comum. 20 de Novembro se torna uma ocasião para refletir sobre as dificuldades sofridas por grupos que, além de enfrentar o preconceito racial, também lidam com a intolerância religiosa, mesmo em um país construído na diversidade e que está diretamente interligado à cultura africana.
Durante as apresentações, os grupos carregavam no peito o orgulho de ser quem são, honrando suas culturas através de cantos, danças e vestimentas, mostrando que a união e a resistência são os antídotos para combater toda e qualquer ignorância humana.
Veja a seguir algumas fotos feitas durante o evento:
Foto: Danilo Souza
Foto: Danilo Souza
Foto: Danilo Souza
Foto: Danilo Souza