Mesmo com o aumento dos casos de dengue, Vitória da Conquista fica fora da lista dos municípios baianos que receberão doses da vacina

Foto: © Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 05/02/2024, 11:22h

Foi divulgado neste fim de semana pelo Centro de Controle de Endemias o boletim de janeiro de casos de dengue, chikungunya e zika na cidade de Vitória da Conquista. No mês, mais de 800 casos foram notificados, sendo 142 confirmados para dengue, 29 para chikungunya e um de zika.

Um dos motivos por trás do aumento no número de casos foram as fortes chuvas que aconteceram no município nos últimos dias, o que causa o acúmulo de água parada, um dos principais focos do mosquito, segundo a Prefeitura. 

Por isso, a Prefeitura recomenda reforçar os cuidados em áreas como os quintais das casas, verificar a vedação de reservatórios e caixas d’água e outros objetos que possam acumular água, como vasos de plantas, por exemplo.

Apesar do aumento dos casos, Vitória da Conquista ficou fora da lista de 115 municípios que receberão a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. Outras cidades de grande porte do estado, como Feira de Santana, Jequié e a capital Salvador, foram incluídas.

A prioridade de vacinação é para adolescentes entre 10 e 14 anos, por serem o público com maior taxa de internações pela doença, municípios de grande porte (que possuam mais de 100 mil habitantes) com alta transimssão nos últimos dez anos e as cidades próximas desses municípios.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou nesta segunda-feira (5) que o Ministério da Saúde definirá esta semana o calendário de vacinação contra a dengue. 

Até o momento não há uma previsão de vacinas para Vitória da Conquista.

Informações da PMVC

Comentários


Instagram

Facebook