Boletim epidemiológico da secretaria de Saúde aponta aumento de mais de 600% casos notificados por dengue e duas mortes suspeitas

  • Da Mega
  • Atualizado: 27/02/2024, 09:23h

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista divulgou nesta segunda-feira (26) um novo boletim epidemiológico para arboviroses, como dengue, chikungunya e zika.

O boletim se refere ao período de 1° de janeiro a 24 de fevereiro deste ano, quando foram notificados 3.494 casos por suspeitas de dengue, zika ou chikungunya.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram diagnosticados 564 casos de dengue, 22 de chikungunya e um de zika. Ainda há 2.675 casos em investigação para essas arboviroses.

Comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 665,92% no número de notificações de dengue, com 2.384 casos a mais neste ano. Somente nos últimos 24 dias, foram 2.235 notificações registradas, ainda de acordo com a pasta.

A secretaria também informou que há duas mortes por suspeita de dengue grave, mas que ainda aguardam investigação da Câmara Técnica do Estado para confirmação. Até o fim da última semana, 28 pacientes do município estavam hospitalizados com sintomas mais agravados, sendo que três deles estão na UTI.

Vitória da Conquista não entrou na lista dos municípios que estão recebendo a vacina contra a dengue do Ministério da Saúde. Por outro lado, o Governo do Estado autorizou o uso de carro fumacê já nesta semana.

A Prefeitura informou que os bairros Patagônia, Lagoa das Flores, Brasil, Jatobá, Jardim Valéria e Campinhos foram as localidades que registraram o maior número de notificações, até o momento.

PMVC/Divulgação

Comentários


Instagram

Facebook