Solidariedade e comunhão pautam as reflexões em Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade

Foto: Edilaine Rocha
  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 28/02/2024, 01:21h

Nesta terça-feira (27), em Sessão Especial na Câmara Municipal de vereadores, foi dado continuidade a abertura da Campanha da Fraternidade deste ano. Iniciada na Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha de 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”.

O arcebispo Dom Josafá, da Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, esteve presente na sessão e falou sobre o objetivo da Campanha. O arcebispo citou a importância de tornar o caminho quaresmal mais efetivo e fraternal, que é, segundo ele, o intuito da realização da Campanha.

Dom Josafá ainda citou a Câmara de Vereadores como espaço para a população debater assuntos relevantes para a sociedade. 

“É um momento muito importante porque como nós sabemos a Campanha da Fraternidade sempre trata de problemas sociais e a Câmara é um espaço do povo que, portanto, se interessa. Esperamos que essa temática tão importante possa nortear também os discursos e as leis que aqui se fazem e se aplicam”, disse.

O professor de filosofia José Mozart Filho, um dos convidados para compor a mesa na Sessão, falou sobre a importância do tema da Campanha para pensarmos sobre comunhão e sobre a necessidade de refletirmos sobre o individualismo do nosso tempo.

“Neste ano de 2024, a Campanha da Fraternidade aborda o tema Fraternidade e Amizade Social com o propósito de promover uma reflexão em torno dos laços de comunhão e alteridade que devem permear a nossa vida em sociedade. O tema também é propício para contemplarmos a necessidade de uma amizade social que construa laços de solidariedade em nosso tempo, marcado pelo individualismo que dificulta a construção de uma sociedade mais inclusiva, fraterna e ética.”

O professor José Mozart também chamou atenção para o papel da educação na construção de uma sociedade mais solidária.

“É uma oportunidade também para a defesa de uma educação mais libertária e próxima aos valores oriundos de uma vivência de alteridade que busque respeitar as diferenças e o acolhimento ao outro, a fim de se promover uma vivência educacional baseada no diálogo fraterno.”  completou

Presente na Sessão, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Faria Alencar Lima, representando a prefeitura, ressaltou a importância das relações sociais para o fortalecimento e crescimento da cidade contra todo tipo de preconceito. 

“O tema da Campanha da Fraternidade traz a reflexão sobre a importância de construir relações sociais, onde as pessoas possam ter vínculos de solidariedade e fraternidade. Isso reflete na vida comunitária e fortalece a perspectiva de construir uma cidade inclusiva, uma cidade que possa enfrentar os preconceitos, as exclusões e construir um horizonte mais inclusivo com justiça social. Portanto, eu reconheço a importância dessa discussão e os reflexos positivos que isso pode causar pra vida comunitária em Vitória da Conquista”.

Também estiveram presentes como convidados a discursar o coordenador Arquidiocesano de pastoral, Padre Frenilson da Conceição Pinto, o vigário geral da arquidiocese de Vitória da Conquista, Monsenhor Gerson Bitencourt, O padre Geneildo Almeida Lima Santos,  e o coordenador das pastorais sociais, Wallas Pinto dos Santos. 

Comentários


Instagram

Facebook