Ruas esburacadas levam Prefeitura a notificar Embasa, que alega falta de sistema de drenagem eficaz no município

Rua das Pedrinhas. Foto: PMVC
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 15/03/2024, 06:59h

A Prefeitura de Vitória da Conquista, que recentemente tem realizado críticas ao serviço realizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), fez uma nova notificação à empresa por conta de buracos presentes em algumas ruas do município.

O Governo Municipal alega que os problemas surgiram devido a manutenções da rede de esgoto da Embasa, que abre o asfalto mas não realiza o recapeamento adequado.

Há alguns dias, em 6 de março, a prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos, já havia feito comentários a respeito do serviço prestado pela Embasa no município. Em seu pronunciamento, publicado na conta oficial da governante no Instagram, a prefeita diz que “Vitória da Conquista tem sido tratada com descaso pela Embasa”.

Acusações diretas à empresa foram feitas por Sheila ao argumentar que o mau cheiro presente em alguns pontos da cidade se deve aos buracos que são abertos pela Embasa para realizar reparos na rede de esgoto. Segundo ela, a Embasa “rasga o asfalto e depois faz uma recomposição precária [...] em alguns casos ela nem se dá ao trabalho de recompor”.

Há problemas nas ruas Floriano Peixoto, Lourival Cairo e na rua das Pedrinhas.

Os buracos nas ruas, que segundo a Prefeitura são de responsabilidade da Embasa, se tornaram pauta outra vez nesta terça-feira após as chuvas que aconteceram no início da semana no município. A rua das Pedrinhas, localizada no bairro Cruzeiro, teve parte do asfalto danificado. Ainda de acordo com a Prefeitura, três buracos foram abertos ao longo da via por conta da rede de esgoto da Embasa.

O Secretário de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, publicou um vídeo nesta quarta-feira (13) onde afirma que matérias têm sido veiculadas em blogs da cidade em que o gerente regional da Embasa de Vitória da Conquista deixa entender que os buracos causados foram de responsabilidade do Município. A equipe de reportagem da Mega realizou uma busca nos blogs de Vitória da Conquista para encontrar as publicações citadas pelo secretário sobre o pronunciamento do gerente regional da Embasa, mas não encontrou nenhuma matéria relacionada à citação.

Entramos em contato, também, com a assessoria de Comunicação da Embasa para ouvir a versão da empresa sobre o ocorrido. Em 6 de março, quando aconteceu a primeira tentativa de conversa após o vídeo publicado pela prefeita, a Embasa afirmou que não iria se manifestar. Após a nova notificação da Prefeitura, tentamos, novamente, pedir um posicionamento da empresa.

A assessoria da Embasa respondeu à Mega e disse que há uma empresa especializada em pavimentação asfáltica trabalhando nas ruas Floriano Peixoto e que iniciará também um trabalho na rua Lourival Cairo, assim como tem realizado a manutenção na rua das Pedrinhas. A Embasa também diz que a ausência de um sistema de drenagem eficaz tem causado danos nos serviços.

“A Embasa informa que uma empresa especializada em pavimentação asfáltica está trabalhando na rua Floriano Peixoto e, após a conclusão, seguirá para a rua Lourival Cairo e que a ausência de um sistema de drenagem eficaz nestes locais tem causado danos ao serviço de recomposição do pavimento recuperado duas vezes na Lourival Cairo e pela quarta vez na Floriano Peixoto, após serviços de melhoria na rede coletora de esgoto que atende estas regiões. Quanto à rua das Pedrinhas, o serviço para descobrir os pontos de visita (PV) da rede coletora e alinhar ao nível do pavimento foi concluído nesta quinta (14), após obras de pavimentação nesta via. O equipamento tem a função de permitir o acesso à tubulação para a realização de manutenção e não deve ser coberto”.

Comentários


Instagram

Facebook