Vitória da Conquista é a cidade com maior número de casos de Dengue no estado da Bahia
De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vitória da Conquista é o município onde foram registrados mais casos de dengue no estado da Bahia até o momento. A cidade aparece em primeiro lugar, com 11.627 casos suspeitos, registrando quase três vezes mais casos que o segundo lugar, que é Salvador, com 4.962 casos suspeitos.
Em atualização do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Vitória da Conquista nesta terça-feira (26), referente ao período entre 1 de janeiro e 25 de março de 2024, o número aparece ainda maior. De acordo com a Prefeitura, já são 12.503 casos notificados por suspeita de dengue, sendo 4.039 confirmados, três óbitos confirmados e outros 11 óbitos que estão em investigação. No entanto, hoje, já após a publicação desse boletim, a Sesab confirmou oficialmente a quarta morte causada pela doença no município de Vitória da Conquista.
Divulgação: PMVC
O Governo Municipal tem tomado uma série de medidas nos últimos meses, como a volta dos carros fumacê às ruas, em parceria com o Governo do Estado, a atuação de quatro unidades de saúde do município (Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho) no modelo sentinela e a extensão do horário de outras quatro (Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima) de maneira permanente para atender pacientes com sintomas de dengue, além de que todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista irão dedicar atendimento exclusivo durante o período da tarde para pacientes que estejam com suspeita de dengue. As pessoas que sentirem os sintomas da doença devem se dirigir até a unidade de saúde, das 14h às 17h, para serem atendidas.
A dengue possui sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço. Caso sinta um ou mais sintomas ao mesmo tempo, é recomendado ir até uma das unidades de saúde do município assim que possível. É recomendado, também, reforçar a hidratação e evitar a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno e Nimesulida, por exemplo.