Sesab rebate Prefeitura e diz que secretário de Saúde já sabia quantas doses de vacina contra dengue seriam disponibilizadas

Foto: Reprodução/EPTV
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 03/04/2024, 04:03h

Um dia após ter sido confirmado que Vitória da Conquista iria receber 7.800 doses da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, a Prefeitura do município publicou em seu site que apenas 6.670 delas foram recebidas do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS), 1.130 doses a menos. 

No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) rebateu a informação divulgada pela Prefeitura e afirmou que o secretário de Saúde de Vitória da Conquista, Vinícius de Brito Rodrigues, estava ciente da quantidade de imunizantes que seriam entregues para o município, já que estava presente na reunião em que a decisão foi tomada. 

"Em Vitória da Conquista, a população estimada de 10 a 14 anos é de 26.362. Desta forma, ficou definido para o município 6.670 doses. Vela destacar que o secretário da Saúde de Vitória da Conquista estava presente na reunião e estava ciente de tudo o que foi discutido", diz um trecho da nota da Sesab enviada à Mega Rádio. 

As vacinas enviadas para Vitória da Conquista são as sobras de lotes que originalmente foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) a outros municípios, mas que acabaram não sendo utilizadas, e cujo prazo de validade se encerra no final deste mês.

Confira a nota na íntegra enviada à Mega Rádio pela Sesab. 

NOTA da SESAB: "Não foram enviadas doses a menos. Foi enviado o quantitativo pactuado em CIB. Todas as decisões tomadas em relação a redistribuição de vacinas contra a dengue foram pactuadas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, uma instância que reúne os gestores municipais de saúde e representações do Estado. Ficou definido que os dez municípios elencados pelo Ministério da Saúde para receberem o repasse da vacina seriam contemplados. Sendo assim, cada um destes municípios receberia o quantitativo de vacinas referente a cerca de 25% do público alvo. Em Vitória da Conquista, a população estimada de 10 a 14 anos é de 26.362. Desta forma, ficou definido para o município 6.670 doses. Vela destacar que o secretário da Saúde de Vitória da Conquista estava presente na reunião e estava ciente de tudo o que foi discutido".

Leia mais: Vitória da Conquista receberá quase 8 mil doses de vacina contra dengue para pacientes de 10 a 14 anos

Calendário e esquema de vacinação

A vacinação tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos e teve início nesta quarta-feira (3), nas unidades de saúde da família Nestor Guimarães (Bairro Jurema), Vila Serrana, Jardim Valéria I e II, e Pedrinhas, durante o turno matutino. Na quinta-feira (4), ocorrerá a vacinação nas unidades de saúde da zona rural, também no período matutino.

Já na sexta-feira (5), uma equipe de vacinação da Prefeitura estará no Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic), realizando a aplicação das vacinas das 7h às 12h e das 13h às 17h, enquanto no sábado (6) será realizado um drive-thru no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Leia também: Vitória da Conquista é a cidade com maior número de casos de Dengue no estado da Bahia

Comentários


Instagram

Facebook