Bahia tem 269 municípios em epidemia de dengue; Vitória da Conquista lidera número de mortes pela doença

Foto: Reprodução / Secretaria de Saúde do estado da Bahia
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 16/04/2024, 03:34h

Nesta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um comunicado sobre o aumento expressivo nos casos de Dengue em 2024, registrando um crescimento de 667% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Até o dia 13 de abril, foram reportados 134.953 casos prováveis de Dengue, sendo que a macrorregião de saúde do Sudoeste concentra 44% dos casos e 65% dos óbitos. No período correspondente de 2023, foram registrados 17.595 casos prováveis. Um total de 269 municípios estão em situação de epidemia.

Saiba mais em: Prefeitura afirma que houve uma redução de 56% nos casos de arboviroses no município na última semana

Segundo dados da Sesab, a Bahia apresenta uma taxa de letalidade de 2,7%, abaixo da média nacional. Foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios do estado. Vitória da Conquista lidera o ranking de número de mortes com oito óbitos, uma incidência três vezes maior do que Salvador e duas vezes maior do que Feira de Santana. As outras cidades citadas no boletim foram Jacaraci (com quatro óbitos), Feira de Santana, Juazeiro e Piripá (três óbitos) Caetité e Santo Antônio de Jesus (dois óbitos), Barra do Choça, Caetanos, Campo Formoso, Carinhanha, Coaraci, Encruzilhada, Guanambi, Ibiassucê, Irecê, Palmas de Monte Alto, Santo Estêvão e Seabra (com um óbito).

Durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), realizada nesta segunda-feira (15), Vitória da Conquista foi destacada como uma preocupação primordial. Os dados aproximadamente 21100 casos confirmados e oito mortes pela dengue, além de 2378 notificações de Chikungunya e 1123 de Zika, evidenciando a gravidade da situação.

O Subsecretário de Saúde do estado da Bahia, Paulo Barbosa, enfatizou a importância de uma resposta unificada para combater a propagação da doença: “Com cada um fazendo a sua parte é possível conter o avanço da dengue e evitar novas mortes. E neste cenário, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões, abrangendo a aquisição de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, envio de medicamentos e equipamentos, além da oferta de treinamento para equipes assistenciais”, afirmou o Subsecretário

Essas ações são complementadas pela colaboração das forças de segurança e emergência, que utilizam agentes com bombas costais para aplicar inseticida em áreas afetadas. Em municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, o Estado recomendou a instalação imediata de unidades de referência para acolhimento, notificação e coleta de amostras, bem como o encaminhamento para unidades hospitalares, quando necessário. No entanto, algumas medidas propostas ainda não foram totalmente implementadas.

Comentários


Instagram

Facebook