Moradores denunciam falta de calçadas, mato e problemas de mobilidade urbana na Rua Pastor Valdomiro de Oliveira, em Vitória da Conquista

A Rua Pastor Valdomiro de Oliveira. Foto: Allan Victor
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 21/05/2024, 09:52h

Em uma denúncia para a equipe de Jornalismo da Mega, alguns moradores da Rua Pastor Valdomiro de Oliveira, localizada próximo à Avenida Luís Eduardo Magalhães, na altura da Fainor, no bairro Candeias, relataram problemas de mobilidade urbana no local. Segundo um dos moradores, não há nenhuma calçada na rua e nem mesmo faixa de pedestres, fazendo com que as pessoas tenham que andar ao lado dos carros, o que pode resultar em acidentes.

Allan Victor, que mora e transita na Rua Pastor Valdomiro de Oliveira diariamente, comentou que se sente inseguro ao realizar o trajeto e afirmou que a situação é um descaso por parte da Prefeitura Municipal.

“É uma situação em que o cidadão se sente extremamente vulnerável, porque em um trecho da rua não tem calçada e dos dois lados é repleto de mato. Então a gente tem que ficar andando no meio da rua, totalmente vulnerável a carros e motos que passam e a chance de acontecer um acidente é enorme. Uma situação como essa é uma coisa que indigna muito o cidadão, porque um dos direitos que a gente possui é o direito de transitar. Normalmente a gente tem que ter essa mobilidade urbana, e é um direito que está sendo ferido por conta desse descaso por parte da Prefeitura Municipal. Um completo absurdo isso”, relatou.

Além de Allan Victor, mais duas pessoas, que optaram por não se identificar, deram relatos a respeito do caso. Uma delas afirmou que às vezes é necessário andar no mato, onde deveriam ter calçadas, para não correr o risco de andar próximo aos veículos no trânsito.

“Sobre a questão do trânsito, mais especificamente a situação da rua, dos dois lados onde supostamente teriam calçadas, tem muito mato, está tendo muita ocorrência de mato e aí normalmente o que acontece é que as pessoas costumam caminhar na rua mesmo, não na calçada. Geralmente os carros passam bem pertinho da gente, aí a gente fica até com medo de estar andando mesmo, a gente às vezes passa até por cima do mato para não estar passando na rua” relatou o morador.

A rua causa a sensação de insegurança não só por conta do trânsito. Durante a noite, um dos transeuntes contou que o local é um “lugar solitário”, o que causa medo durante o percurso.

“É bem ruim, viu? Você tem que andar no meio da rua, fico com receio de vir um carro. E tarde da noite assim, por ser uma rua meio solitária, pode causar um certo receio, sabe? Em outras ruas eu me sentiria mais seguro do que nessa aqui, entendeu?”, afirmou.

Ainda durante o seu relato, o transeunte, que não mora no local em específico, mas que tem rua como uma das suas rotas, contou que espera que medidas sejam tomadas para tornar o caminho mais viável.

“Eu acho que a Prefeitura mesmo ou o dono do terreno poderia limpar esse pequeno trecho aqui da calçada, um pouquinho mais viável para o trânsito das pessoas, né? Porque o único modo de passar aqui sem ser no meio da rua é essa calçada, só que ela tá tomada de mato e de lixo”, completou.

A Mega Rádio entrou em contato com a Prefeitura de Vitória da Conquista através da Secom (Secretaria de Comunicação Social). Caso tenhamos um posicionamento, acrescentaremos à matéria. 

Comentários


Instagram

Facebook