Cine Movimenta Centro tem como foco promover a exibição inclusiva de filmes brasileiros em cinco cidades baianas

Foto: Ane Xavier
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 18/07/2024, 12:52h

Durante um evento para a imprensa, coordenadores e diretores de escolas públicas de ensino médio na última segunda-feira (16), o Cine Movimenta Centro apresentou os focos do projeto: o festival irá proporcionar uma experiência cinematográfica inclusiva para alunos de escolas públicas do ensino médio e pessoas com deficiência (PCDs) em cinco cidades do estado. O projeto também utilizará um sistema computadorizado e atualizado, possibilitando que as exibições ocorram simultaneamente em diferentes localidades.

Esmon Primo, produtor cultural e um dos realizadores do evento, afirmou em entrevista para a Mega Rádio que o Cine Movimenta Conquista oferece uma diversidade de filmes brasileiros para um público frequentemente acostumado com obras cinematográficas norte-americanas, especialmente os estudantes do ensino médio: "Esses alunos, que têm diversas telas de acesso ao audiovisual e ao cinema mundial, costumam escolher certos tipos de cinema que talvez não explorem a identidade brasileira, sua cultura e suas formas de comportamento. Os filmes que vamos trazer mostram exatamente isso: que existe um país de grande dimensão, com variedades de pensamentos e modos de ser e de se comportar."

 

Esmon Primo apresenta os objetivos do evento. Foto: Ane Xavier

Rafael Carvalho, jornalista e crítico de cinema, um dos responsáveis pela curadoria dos filmes, conta que a grade de filmes foi elaborada considerando a diversidade regional e temática. Estão incluídos filmes que abordam questões indígenas, dirigidos por mulheres, que tratam de questões raciais, entre outros temas.

Além da diversidade, um dos princípios do Cine Movimenta Centro é a acessibilidade cultural. Todos os filmes incluem um pacote de acessibilidade, com recursos como audiodescrição, narração em Libras e legendas closed caption. As ferramentas de acessibilidade poderão ser utilizadas através do aplicativo Movie Reading.

Rafael Carvalho apresenta a grade de filmes antecipadamente para a imprensa. Foto: Ane Xavier

Em entrevista para a Mega, Rafael ressaltou a importância de reconhecer o cinema brasileiro como uma possibilidade de entretenimento. Ele destacou que trazer jovens de escolas públicas para o projeto é uma maneira de criar identidade com eles, permitindo que se vejam na tela e discutam e reflitam sobre suas realidades. “Há um mito de que ninguém quer assistir ao cinema brasileiro, mas isso não é verdade. As pessoas querem porque querem se ver na tela, é algo muito natural. Então, de certa forma, o projeto serve para criar esse espaço e essa oportunidade para que os jovens entendam que o cinema brasileiro fala a língua deles, da realidade deles, das questões importantes para eles. A juventude pode se reconhecer na tela.”

O Cine Movimenta Centro acontecerá no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. A entrada para o evento é gratuita e acontecerá todas as terças-feiras às 19h e quinzenalmente às 15h, a partir de 30 de julho de 2024 até março de 2025.

Comentários


Instagram

Facebook