Conheça escritores conquistenses que estarão presentes na Feira Literária de Mucugê

  • Danilo Souza
  • Atualizado: 18/07/2024, 12:41h

Entre 24 e 28 de julho, acontecerá a sétima edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), na Chapada Diamantina. O encontro, que neste ano tem “Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas” como tema, contará com a presença de nomes conhecidos da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior, autor da obra “Torto Arado”, além de autores de diversas partes da Bahia, incluindo Vitória da Conquista. Veja a seguir quem são os autores conquistenses confirmados na programação da Fligê.

Nadja Leite

Em 26 de julho, às 15h, na Tenda Literária, a escritora Nadja Leite irá participar de uma sessão de autógrafos com a sua obra "Cartas Para a Minha Avó", onde reflete sobre o luto e como aliviar a dor de perder uma avó. Tentando transformar a dor em palavras e memórias divertidas e amorosas, surgiu o seu livro de crônicas curtas que simulam cartas póstumas escritas para sua avó Quita. Falando com ela e sobre ela, as palavras foram flutuando, voando e transformando todo o peso da tristeza em leveza e amor.

Nélio Silzantov

Nélio Silzantov é professor de Filosofia licenciado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e autor das obras “Desumanizados” (2020), “BR2466” (2022), que foi indicada à semifinal do Prêmio Jabuti 2023 e “A Finitude das Coisas” (2023). Nascido em Vitória da Conquista, mas atualmente morando em São Carlos, São Paulo, Silzantov continua interligado com a literatura conquistense por meio da sua participação no projeto Foro Literário Sertão da Ressaca, que organiza as obras dos autores em atividade na cidade.

Na Fligê, Nélio participará de dois momentos. O primeiro deles será em 26 de julho, às 16h, na Mesa Literária II, no Centro Cultural, onde Silzantov e outros três convidados irão conversar sobre o tema  “Lendo histórias para meu ofício”, abordando sobre o ofício da escrita. No dia seguinte, 27, às 17h, ocorrerá uma leitura guiada da sua obra mais recente, “A Finitude das Coisas”, com a mediação de Brenda Luara, que também é de Vitória da Conquista.

Carlos Lins e Linauro Neto

Ainda no dia 27, às 16h, Carlos Lins e Linauro Neto irão participar de uma sessão de autógrafos na Tenda Literária.  

Lins lançou a obra “Bagaço Verde-Cana”, que narra a história de um homem que, após a morte, aprende a escrever para contar sua própria história e a de seu povo. Ambientado em uma fazenda de cana-de-açúcar que se transforma em criação de gado, o narrador retorna post mortem para reviver um trágico evento que marcou sua existência.

Já Linauro é autor do livro “Descoberto", uma coletânea de quadros que refletem sobre o real e os desafios de sua compreensão: relações, metamorfoses, desprendimentos, interpretações e a busca pelo essencial.

Noi Soul e Ybeane Moreira

No último dia de Fligê, 28, será a vez das mulheres marcarem presença e representarem a literatura de Vitória da Conquista no Café Literário “Elas na Literatura”, que acontece também na Tenda Literária.

Noi Soul, que recentemente lançou o seu novo livro “Descompassos: o universo de sou (in)versos”, explora poeticamente despedidas, reflexões e descobertas na dança efêmera da existência, enquanto Ybeane Moreira apresenta sua obra “Eu, tu, ela, nós, mulheres”, inspirado na vida de mulheres, em suas mais diversas formas, rostos e fases. São poesias tecidas com o atravessamento do eu, ela e nós pluralidade nessa sociedade patriarcal.

Comentários


Instagram

Facebook