UESB divulga os filmes que serão cobrados no Vestibular 2025

Foto: Reprodução/UESB
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 26/07/2024, 03:37h

Seguindo a tradição de escolher três filmes para a prova de seleção da universidade, o projeto “Cinema: Eis a Questão”, organizado pelo Programa Janela Indiscreta do curso de Cinema e Audiovisual, selecionou três filmes para a 19ª edição do vestibular da UESB. 

Para o processo seletivo de 2025, foram escolhidos os filmes nacionais "Branco Sai, Preto Fica", "Café com Canela" e "Travessia". Todos os filmes estão disponíveis gratuitamente para acesso online.

O primeiro filme da lista, “Branco sai, preto fica”, dirigido por Adirley Queirós, tem como tema principal a violência policial movida pelo racismo. O longa-metragem apresenta a história de dois homens negros que, na juventude, eram parte de um grupo de dança e frequentavam um baile de black music em Brasília nos anos 1980. O filme segue o cotidiano dos personagens interpretados por Marquim da Tropa e Shockito, enquanto eles relembram a noite em que policiais invadiram o baile e os feriram gravemente a tiros. O título do filme faz referência à ordem dada pelos policiais durante a invasão, que dividiu a população do local com base no preconceito. Lançado em 2015, “Branco sai, preto fica” está disponível gratuitamente no site do Itaú Cultural.

Já "Café com Canela", lançado em 2017 e dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio, se destacam temas como a morte, o luto e a vida cotidiana das pessoas negras no Recôncavo Baiano.  O filme aborda o reencontro de Margarida e Violeta, duas mulheres que enfrentam desafios distintos em suas vidas. Margarida vive isolada em São Félix, lidando com a dor da perda de seu filho, enquanto Violeta, em Cachoeira, enfrenta as dificuldades do cotidiano e lida com traumas do passado. A obra explora também questões de gênero e relações geracionais na região. O longa-metragem também está disponível no site do Itaú Cultural.

Por fim, o documentário “Travessia”, dirigido por Safira Moreira, explora a partir de fotografias de álbuns antigos de famílias brancas, a recriação das histórias e registros dos antepassados da população negra contemporânea. A proposta é abordar a ausência e estigmatização histórica sofrida por seus iguais, oferecendo um resgate poético da representação negra no Brasil. Lançado em 2017, “Travessia” está disponível no Vimeo da diretora.

Além dos filmes, a UESB também divulgou os três livros que serão cobrados em seu vestibular, que podem ser acessados aqui.

As informações sobre data e inscrições ainda devem ser divulgadas pela UESB através do site do Vestibular.

Comentários


Instagram

Facebook