NORDESTE?! POIS VÁ . . .

  • Laís Sousa

Foto: MesquitaFMS | Getty Images


Por Laís Sousa

Para encerrar uma semana atribulada de ataques xenofóbicos aos nordestinos, crime que não se justifica ainda que causado pelo furor da polarização em que carregamos o Brasil nas costas direcionando o resultado do primeiro turno das eleições, comemoramos nosso dia.

8 de outubro é para lembrar que somos um conjunto de 9 estados ricos sim, cheios de diversidade, força e poder. Somos Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Não é só Bahia, entendeu?! Não é só, é tudo isso e é muito mais…

Não adianta dar chilique e vir passar as férias por cá - disso sim, a gente tem preguiça. Se vier aproveitar, saiba que o povo também é cartão postal - gente que pensa, que age, que corre atrás e faz. E faz com sorriso no rosto, como sotaque gostoso, com receptividade que dá aula a quem se sente demais.

Se em busca de sonhos migramos e levamos desenvolvimento para as bandas de lá, é porque a gente tem de sobra, pode ir, deve voltar. Pra exploração e quem enrica às custas dos outros não tem lugar, valorização que é difícil de encontrar. Bem dê-mo-dê a vibe trash de exploração das riquezas e despeito com nossa gente, como bem mostrou o filme Bacurau…

Aqui tem Bumba meu boi, Encontro Nacional de Folguedos, Forró Junino, Carnaval! Tem tapioca, baião de dois, acarajé, moqueca, arroz de cuxá, carne de sol ou charque, cuscuz. Tem samba de roda, baião, xote, forró, frevo. Tem axé! 

Não é sobre fome, seca, paisagem natural e um sol para cada um. A gente tem festa, tem comida, tem ritmo, tem criatividade, tem fé. 

Tem índio, tem negro, tem colonizador. Tem evangélico, tem católico, tem macumbeiro. Tem bons homens, mas tem muita MULHER! 

A gente tem multiplicidade e um caminho árduo e traçado em direção a tolerância, respeito e inclusão. 

Cultura e talento a gente dá e sobra, exporta, se importa e tem muito do que se orgulhar…

De dez estudantes que alcançaram a nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, sete são nordestinas. Burrice seria contestar… Além de inteligência, experiência, visão de mundo, aqui tem esforço, empatia e a essencial de ser humano profundo (não “de bem”, no fundo). 

Por cá, fascista não (pro)cria, genocida não tem vez, gado muge no pasto… às vezes seco e desnutrido. Se não tem propósito, não sobrevive. Esteja consciente se vier visitar… 

E se o restante estiver contra nós, o Nordeste continua sendo nação, meu país - bem maior do que qualquer preconceito! Pra te fazer sentar e decidir se admira ou assiste a condução, o banho e o show que a gente dá. Somos o coração do Brasil, fomos o coração da apuração na eleição.  Estaremos à frente, seguiremos em frente para fazer pulsar. A propósito, Lula lá!

----------------------------------------------------------

 

Sobre a autora: Jornalista-marketeira-publicitária comunicando em redes sociais de segunda a sexta. Escritora e viajante nas horas vagas e extras. Deusa, louca, feiticeira com trilha sonora em alta. Leitora, dançarina e comentarista por esporte sorte. Vamos fugir!

Instagram @laissousa_ CLIQUE AQUI


Laís Sousa

Jornalista-marketeira-publicitária comunicando em redes sociais de segunda a sexta. Escritora e viajante nas horas cheias e extras. Deusa, louca, feiticeira com trilha sonora em alta. Leitora, dançarina e pitaqueira por esporte sorte. Vamos fugir!
@laissousa_
laissousazn@gmail.com

Comentários


Instagram

Facebook