Como o Tiktok mudou a forma como consumimos livros

O TikTok é, inegavelmente, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. No Brasil, o número de usuários ativos do aplicativo beira os 100 milhões, fazendo do país o terceiro com mais usuários na plataforma. Por conta de seu poderoso algoritmo, o TikTok tem o poder de criar novas tendências apenas com as altas visualizações de seus vídeos direcionados para as pessoas certas, dividindo o aplicativo em subcomunidades dedicadas a esportes, séries, filmes, entre outros temas. Dentro do aplicativo, há um nicho que ganhou muita notoriedade desde a pandemia: o Booktok.

O Booktok é uma comunidade dedicada a livros e literatura, onde, em vídeos curtos, usuários compartilham resenhas, recomendações e discussões sobre suas obras favoritas do momento. Esse nicho não só ajudou a popularizar novos títulos e autores, mas também revitalizou o interesse pela leitura de muitas pessoas que não tinham. Segundo uma pesquisa feita pelo Publishers Association (PA), organização comercial britânica, 59% dos jovens leitores entrevistados por eles afirmaram que o aplicativo é uma das principais influências para as suas escolhas de próximas leituras.

O mercado editorial também enxerga no TikTok uma maneira bastante eficaz de promover autores e vender os livros do momento. Não é à toa que, ao visitarmos qualquer livraria, a maioria dos títulos em destaque carregam um selo que não era comum até poucos anos atrás: "a sensação do TikTok". 

Em uma espécie de “fast-food literário”, esses livros frequentemente compartilham características comuns: histórias de fantasia, romances com conteúdo adulto e capas padronizadas com ilustrações atraentes. Embora esse padrão ajude a captar a atenção do público, ele também levanta questões sobre a diversidade e a profundidade literária das obras promovidas. As leituras em alta no momento parecem seguir uma fórmula pronta, feitas para serem rápidas e com pouca ou nenhuma complexidade em sua narrativa. Afinal, quanto mais simples a leitura, mais fácil é criar vídeos rápidos e virais falando sobre ela.

A questão de permanecer ou não nesse tipo de literatura depende dos interesses e objetivos de cada leitor. Muitas vezes, começar com livros populares no TikTok pode servir como uma porta de entrada para o mundo da leitura, permitindo explorar diferentes gêneros e estilos literários a partir dessa base. Em alguns momentos, com a correria do cotidiano, queremos  uma leitura rápida, e tá tudo bem. Mas é importante não ficarmos presos a uma única fórmula literária, na qual, muitas vezes, a preocupação com a qualidade da narrativa não é priorizada, ou sequer cogitada pelas editoras.

Quando saímos do ranking dos mais lidos e exploramos leituras de diferentes etnias, gêneros ou autores independentes, por exemplo, encontramos um mundo, que, apesar de ser um pouco difícil de se adaptar, se torna muito difícil de abandoná-lo.


Ane Xavier

Estudante de Jornalismo e Ciência Política, apaixonada por comunicação e sempre com um livro em mãos. Também fala sobre leituras no instagram @booksbyane.

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