Estudantes da UFBA relatam como está sendo a ocupação da instituição

A Mega Rádio entrevistou nesta quinta-feira (27) as estudantes Ellen Lima, do curso de psicologia, e Kátia de Deus, do curso de enfermagem, da Universidade Federal da Bahia - Instituo Multidisciplinar em Saúde, campus Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista.

O assunto não poderia ser outro senão a ocupação do campus, que começou na última segunda-feira (24). Os estudantes aderiram, assim como outras escolas, universidades e institutos federais espalhados pelo país, a ocupação como forma de manifestação e repúdio à PEC 241, que estabelece novo ajuste fiscal e deve comprometer investimentos em educação e saúde, a reforma do ensino médio e também contra o projeto Escola sem Partido.

Durante a entrevista as estudantes falaram sobre como está se dando a ocupação, como está a articulação com outros movimentos estudantis, da formação cidadã e política dentro dos espaços e da necessidade de construir um sociedade com uma educação com mais qualidade.

Em Vitória da Conquista, estudantes do Ifba, da Uesb e da Ufba ocuparam as instituições. Muitos professores também são contrários a PEC 241 e outras medidas do governo Temer, como reforma do ensino médio e programa escola sem partido. Ainda na quinta-feira (27), os docentes da UFBA - campus Anísio Teixeira - deflagraram greve por tempo indeterminado e manifestaram apoio aos estudantes.