Ingestão incorreta de medicações pode levar até a mesmo à morte, aponta OMS

Entre os anos de 2010 e 2017, foram notificados 565.271 casos de intoxicação no Brasil, revela estudo feito pela revista Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento

Foto: Divulgação


Você sabe qual é a forma correta de ingerir medicações? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), práticas inseguras e má administração de medicamentos estão entre as principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde, podendo levar inclusive à morte. Com o tema “Medicação sem dano”, a OMS visa conscientizar sobre os perigos da medicação errônea.

“Os erros de medicação podem acontecer quando sistemas de medicação enfraquecidos afetam as práticas de prescrição, administração e monitoramento”, explica Amanda Ponce, farmacêutica e analista do curso de Biomedicina da UNEX.

Dicas de manejo

Em 2013, foi estabelecido o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. Essa iniciativa visa mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente.

“Todas as pessoas, em algum momento da vida, fazem uso de medicações. Por isso, é importante ensinar como se deve ingerir de forma correta os remédios”, salienta a professora.

Entre os cuidados, Amanda Ponce reforça a importância de ingerir medicamentos somente com água, não violar a cápsula e não ingerir medicação junto com um alimento. “Esses pequenos cuidados auxiliam na eficácia do produto e na proteção de nossa saúde”, explica.

A especialista separou algumas dicas para ensinar o manejo correto dessas substâncias. “Não colocar comprimidos para serem absorvidos embaixo da língua e não se automedicar são alguns dos pontos essenciais na prevenção da intoxicação por medicamentos, por exemplo”, ensina. “O paciente também deve informar ao médico sobre todo e qualquer remédio que use, seja anticoncepcional ou aspirina, para que não ocorra a anulação do efeito”, explica.

Comentários


Instagram

Facebook