Mais de 136 mil mesários contribuirão para realização do pleito na Bahia

Desse número, 69% são do gênero feminino. Os dados são desta segunda-feira (26)

O perfil dos mesários e mesárias que atuarão nas Eleições Gerais deste ano, com o primeiro turno marcado para o próximo dia 2 de outubro, pode ser consultado no Sistema de Estatísticas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Bahia, conforme dado parcial, mais de 136 mil pessoas já foram convocadas para contribuir com a Justiça Eleitoral no estado. Desse número, 69% são do gênero feminino. Os dados são desta segunda-feira (26).

Em relação à última Eleição Geral, realizada em 2018, o estado já registra aumento no número de mesários: de 126.622 para 136.127. Os números divulgados são parciais e estão sendo atualizados de forma gradativa.

Além de contribuir com o processo democrático brasileiro, os mesários fazem jus alguns benefícios, a exemplo de: 02 (dois) dias de folga por cada dia trabalhado, 01 (um) dia de folga para o dia do treinamento, ambos sem desconto no salário; auxílio-alimentação; critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital); além de 30 horas de crédito na grade extracurricular nas instituições de ensino superior conveniadas à Justiça Eleitoral.

Os mesários podem ser convocados por e-mail, carta ou pelo WhatsApp oficial da Justiça Eleitoral baiana. Pelo aplicativo de mensagens, foi desenvolvido um sistema próprio, pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA, chamado de Sistema de Gestão de Convocações Eleitorais (SGCE).

Comentários


Instagram

Facebook