Estudo da Ancine revela baixa presença de filmes brasileiros em plataformas de streaming internacionais

Levantamento é inédito em toda América Latina

Foto: Divulgação


Apenas 6% do catálogo das plataformas Amazon Prime Video e Netflix é composto por filmes e séries brasileiros. O dado é da pesquisa Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil, feita pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). O levantamento é uma produção inédita da oferta de serviços de VoD (sigla derivada do inglês video on demand) no país.

Dos 5,8 mil filmes e 1,8 mil séries presentes no catálogo do streaming da Amazon, 483 são brasileiros. Já na Netflix, somente 303 dos 5,2 mil títulos são produções nacionais, segundo a pesquisa. Vix, Claro Video e Starzplay aparecem com 1% de participação do audiovisual do país cada.

Os serviços locais são os únicos em que a presença nacional tem ênfase. A Box Brazil Play aparece na dianteira com 91% das obras brasileiras. Os canais Globo e a plataforma Globoplay aparecem na sequência, com 30% e 57% de conteúdo brasileiro, respectivamente.

O estudo da Ancine tem como escopo o mercado latino-americano e mostra que, dentre os 20 países da região cobertos pela análise, o Brasil desponta com mais serviços de VoD. Ao todo, são 59 plataformas em funcionamento. Excluindo os streamings especializados em conteúdo erótico e os que não possuem informações detalhadas sobre a programação sobraram 31.

Comentários


Instagram

Facebook