Em evento com a presença de Lula, Dilma toma posse como presidente do Brics em Xangai

O mandato como presidente do banco dos Brics vai até julho de 2025

Foto: Palácio do Planalto/Ricardo Stuckert


Em cerimônia em Xangai, na China, a ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como "banco dos Brics", nesta quinta-feira (13). O evento contou com o presidente Lula (PT), que está em viagem ao país.

Foi Lula que indicou Dilma para o cargo. O mandato como presidente do banco dos Brics vai até julho de 2025. O banco é responsável por projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável de países que compõem o grupo.

Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai fazem parte. Em seu discurso, Dilma lembrou que os países do Brics representam, juntos, 40% da população mundial e aproximadamente ¼ do PIB global.

"Com uma população combinada de mais de 3 bilhões de pessoas e um PIB de mais de US$ 25 trilhões, o grupo possui uma posição única para liderar o caminho para o desenvolvimento de um mundo próspero e um desenvolvimento compartilhado por toda a humanidade", disse a presidente. 

Dilma disse ainda que o banco vai captar recursos no mercado mundial e financiar projetos com moedas locais, com o objetivo de privilegiar os mercados domésticos e evitar prejuízos com variações cambiais.
 

Comentários


Instagram

Facebook