Em mais uma sessão conturbada na Câmara de Vereadores, votação do PL do reajuste salarial é motivo de manifestações de vereador e de sindicato

  • Da Mega
  • Atualizado: 27/03/2024, 06:43h

Na sessão desta quarta-feira (27) da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, o reajuste salarial do magistério e o Projeto de Lei 02/2024, que trata do reajuste salarial da categoria e de outros servidores do município, voltaram a ser motivo de acalorada manifestação.

O Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) e a Prefeitura passam por um embate há meses acerca do assunto. Durante a sessão, o vereador Chico Estrela (Agir) defendeu o Poder Executivo e atacou o sindicato. 

A sessão desta quarta-feira marcou a votação final e aprovação do Projeto de Lei do reajuste salarial, que já havia sido aprovado ainda na sessão da sexta (22).  O reajuste foi de 4,62% para o Sinserv e aplicação do percentual de 3,62% para o magistério da educação básica.

Leia também: PL de reajuste dos servidores é aprovado em sessão tumultuada

Recentemente, o sindicato realizou atos como a Primeira Marcha em Defesa da Educação e uma manifestação na porta da Prefeitura para reivindicar o Projeto de Lei que trata do reajuste salarial, enviado à Câmara de Vereadores pela Prefeitura sem que houvesse diálogo com a categoria.

O vereador Chico Estrella (Agir), durante seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (27), divulgou o salário de alguns dos membros do Sindicato, como da presidente Greissy Reis, e da vice-presidente, Eliane Nascimento, em uma tentativa de intimidar os membros do Simmp, além de dirigir ofensas à categoria.

Em entrevista para a Mega, a presidente do Simmp, Greissy Reis, comentou sobre o assunto. 

“Foram expostos pelo vereador Chico Estrella os salários de alguns professores que encontram-se agora em mandado sindical, inclusive o meu. Gostaria de dizer que essa atitude abjeta, desrespeitosa, expositória, não ficará impune e nós iremos, sim, procurar a Justiça e as medidas judiciais cabíveis. É um absurdo os professores se dirigirem à Câmara para protestar contra o desmonte do seu plano de carreira e ser recebido daquela forma hostil e desrespeitosa, sendo injuriados e difamados por aquele senhor que está ali para representar os interesses da população e não os interesses da gestora municipal e nem os seus próprios interesses.”

Greissy comentou, também, sobre uma acusação feita pelo vereador ao dizer que o SIMMP está irregular junto ao Ministério do Trabalho desde 2017.

“Sobre a questão do Sindicato, eu gostaria de informar que o nosso sindicato encontra-se regular, com a carta sindical regular e encontra-se com o seu registro sindical também regular. O que houve foi um atraso na atualização das diretorias. Por conta do governo anterior (governo Bolsonaro) houve mudanças no Ministério do Trabalho e não estava havendo as atualizações, havendo dificuldades nas plataformas. Então as gestões anteriores mandaram os dados, mas até o momento não foi atualizado. A nossa gestão já encaminhou. Assim que tomamos posse, demos entrada nesse processo de atualização da nossa diretoria e estamos aguardando a finalização desse processo. Mas no que diz a respeito de carta sindical, liberdade sindical, registro no cartório, nós estamos todos regulares.”

Essa não foi a primeira vez que o vereador agiu de forma ofensiva na tribuna em relação ao SIMMP. Foi publicado nesta segunda-feira (26), na conta oficial do Simmp no Instagram, um vídeo referente à sessão da última sexta-feira (22), onde o político se porta de modo agressivo contra a categoria e contra o assessor de Comunicação do sindicato, indo em direção a ele e disparando mais ofensas. Em certo momento na sessão desta quarta, enquanto Chico Estrella se pronunciava, os membros do Simmp ficaram de costas para o vereador como protesto.  

Comentários


Instagram

Facebook