Chanceler diz que governo russo possui interesse em cessar rapidamente guerra na Ucrânia

A declaração foi feita durante reunião bilateral com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta segunda-feira (17), no Palácio do Itamaraty

Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil


Em solo brasileiro, ao comentar sobre a Guerra da Ucrânia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que está interessado em “solucionar o conflito o mais rápido possível”. A declaração foi feita pelo chanceler nesta segunda-feira (17), durante reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty.

A postura pacifista também foi adotada pelo Brasil, já que no encontro Vieira defendeu que o país reitera a “posição em favor de um cessar fogo imediato, do respeito ao direito humanitário e de solução negociada com vistas a uma paz duradoura e que contemple as preocupações de ambos os lados”.

Após a reunião, Vieira criticou as sanções aplicadas contra a Rússia e afirmou que as negociações para alcançar o fim do conflito devem ser reforçadas, inclusive com a participação de demais “países amigos”.

"Reforcei a disposição brasileira para contribuir para a solução pacífica para o conflito, recordando as manifestações do presidente Lula no sentido de buscar facilitar a formação de um grupo de países amigos para mediar as negociações entre Rússia e Ucrânia", concluiu o ministro.

Comentários


Instagram

Facebook